Quarta, 27 de Novembro de 2024
23°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Com apoio da Prefeitura, moradores da zona rural são beneficiados com mutirão do registro civil

O Mutirão Nacional do Registro Civil para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendeu a população da zona rural, nesta quinta-feira, 11. ...

11/05/2023 às 19h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Mutirão Nacional do Registro Civil para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendeu a população da zona rural, nesta quinta-feira, 11. A ação está sendo promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Os registros estão sendo feitos por meio dos por meio dos cartórios do primeiro e segundo ofício e Defensoria Pública. Nesta quinta-feira (11), o mutirão atendeu moradores da zona rural do município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social destacou as ações que estão sendo feitas para a garantia de direitos das pessoas em situações de vulnerabilidade social. “O registro civil é fundamental para que o indivíduo tenha acesso aos seus direitos. Ações como essa garantem cidadania e dignidade à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social”, esclarece o secretário.

As famílias da zona rural atendidas tiveram o deslocamento até a Prefeitura da Zona Oeste, no Centro Cultural Glauber Rocha, organizado pela prefeitura. A gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira, foi uma das responsáveis pelo levantamento de quais eram as famílias em situação de vulnerabilidade e de organizar o transporte para a locomoção dessas pessoas. “Muitas famílias já são acompanhadas pelo Cras Rural, mas algumas pessoas ainda não possuem registro, por isso nos articulamos para atender esse público”, explica Gleisse.

Continua após a publicidade

Dona Rosana de Jesus estava sendo atendida pelo mutirão e contou que nunca teve documento por não possuir o registro civil. “Hoje vou conseguir tirar os meus documentos e estou muito feliz com isso. Como eu não tinha registro, não consegui me vacinar nem ter acesso a benefícios do governo, mas agora com o meu registro e os meus documentos eu vou conseguir”, relatou Rosana.

O mutirão segue até o dia 12, das 9h às 15h, no Prefeitura da Zona Oeste (PZO). Para contribuir com a busca da certidão, é importante que a pessoa leve algum documento pessoal, ou, na impossibilidade, algum outro documento, mesmo que antigo, como matrículas escolares, documento de batismo, entre outros.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários