Segunda, 25 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Acre

Instituto de Mudanças Climáticas fortalece a transparência das ações de governança do Sisa

Para dar transparência à participação social nas ações, programas e projetos do Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa)...

09/05/2023 às 18h11
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Para dar transparência à participação social nas ações, programas e projetos do Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa), o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) publicou em sua página oficial todas as atas, resoluções de conformidade, notas técnicas e relatórios de monitoramento que foram pautas de reuniões desde a criação do Sisa.

“A disponibilização dos documentos é parte dos compromissos firmados pelo IMC, no âmbito do Sisa e Programa REM, no que se refere ao cumprimento dos indicadores relacionados à transparência e governança”, explica Leonardo Carvalho, presidente do IMC.

A parte documental foi escaneada por ordem cronológica, disponibilizada por meio de link, desde a realização da primeira reunião das instâncias de governança do Sisa, ocorrida em 2011, por meio da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), do Grupo de Trabalho Interinstitucional Indígena (GTI), agora Câmara Temática Indígena (CTI), Grupo de Trabalho de Mulheres (GTM), agora Câmara Temática de Mulheres (CTM) e do Comitê Científico.

Reunião com membros da Ceva para elaboração do plano de trabalho realizado em outubro de 2022. Foto: imagem ilustrativa/Arinelson Morais/REM
Reunião com membros da Ceva para elaboração do plano de trabalho realizado em outubro de 2022. Foto: imagem ilustrativa/Arinelson Morais/REM

Em 2011, o governo do Estado do Acre deu início à criação dessas instâncias de governança, a fim de garantir a participação das comunidades indígenas na concepção e implementação de um subprograma indígena dentro do Programa ISA Carbono do Sisa, atualmente implementado pelo Programa REM Acre Fase II.

Continua após a publicidade

Desde então, esses canais foram ampliados dentro do arcabouço institucional do Sisa e, em 2017, o GTI foi transformado em uma Câmara Temática Indígena (CTI) dentro da Ceva. Para ampliar e assegurar o protagonismo das mulheres nesse processo, foi criada a Câmara Temática das Mulheres (CTM).

Ambas as instâncias têm como objetivo assessorar a Ceva e o IMC na regulamentação e implementação de políticas públicas ambientais, opinar sobre assuntos pertinentes às questões de gênero e indígenas, e também na definição de ações e novos projetos.

Continua após a publicidade

Já o Comitê Científico, formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, exerce a função de assessoria técnico-científica sobre questões relacionadas com a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal.

Para saber mais, acesse o site doIMCou baixe as atas das reuniões deliberativas:

COMISSÃO ESTADUAL DE VALIDAÇÃO E ACOMPANHAMENTO – CEVA

Continua após a publicidade

GRUPO DE TRABALHO INDÍGENA E CÂMARA TEMÁTICA INDÍGENA

CÂMARA TEMÁTICA DE MULHERES

COMITÊ CIENTÍFICO DO SISA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários