
Com foco no cuidado e segurança das pessoas durante os atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove,a partir desta terça-feira (9), o 8ª Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O objetivo principal é instrumentalizar os participantes sobre a “Transversalidade da Segurança do Paciente na Planificação da Atenção à Saúde”. O encontro acontece até a próxima quinta-feira (11), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
Cerca de 120 profissionais de saúde participaram do encontro, entre tutores da Planificação da Atenção à Saúde da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada, técnicos de referência da segurança do paciente das regiões, além de representantes das áreas técnicas e das diretorias da Sesa.
Entre os temas discutidos nesta edição estão o cuidado e a segurança das pessoas nos atendimentos na APS e na AAE, boas práticas e segurança em imunização, eventos adversos, cuidados com a central de materiais, esterilização e controle de infecção, limpeza e higiene dos serviços, processo de trabalho na odontologia, metas internacionais da segurança do paciente e implantação dos Núcleos de Segurança municipais.
Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, instigou os participantes a trabalhar de forma intensa para a melhoria da saúde pública com um todo. “Como profissionais de saúde, precisamos ter a ânsia pela melhoria dos serviços. De todas as vacinas, a única que não precisamos é a da satisfação, do dever finalizado, pois quando estamos insatisfeitos a motivação para correr atrás dos objetivos é muito maior”, disse.
A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) tem objetivo de melhorar de forma contínua “o modo de fazer” dos serviços de saúde, por meio da incorporação de novos processos e ferramentas para a prática de gestores e profissionais de saúde, ou o fortalecimento de processos e uso de ferramentas já existentes nas unidades.
O PlanificaSUS já ocorre há quase três anos no Paraná e vários assuntos já foram tratados, com destaque à relação entre os pacientes atendidos na Atenção Primária e o compartilhamento do cuidado em uma linha com a Atenção Especializada. O Paraná foi o primeiro do País a levar a metodologia do PlanificaSUS para todas as regiões.
“Essa expansão estava prevista no Plano Estadual de Saúde (PES 2020/2023), e com muito trabalho, hoje o Paraná é referêncianacional na estratégia e o primeiro e único da União, até o momento, a alcançar todo seu território”, falou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
Piauí Hospital Regional de Campo Maior amplia centro cirúrgico e reduz fila de cirurgias ortopédicas
Piauí Novo Hospital Regional de Picos inaugura refeitório com estrutura ampliada para servidores e acompanhantes
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura Recepção do Complexo Madre Teresa do Hospital Marieta em Itajaí
Piauí Governo amplia atendimentos em Floriano com 300 novos leitos no Hospital Tibério Nunes, novo setor de oncologia e Central de Diagnósticos
Saúde Santa Catarina supera o próprio recorde e ultrapassa as 140 mil cirurgias oftalmológicas em um ano
Sergipe Especialista orienta cuidados em casos de queimaduras por caravelas Mín. 24° Máx. 26°