Sunday, 28 de June de 2026
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Paraná

Novo encontro do PlanificaSUS reforça cuidados sobre segurança dos pacientes no Paraná

Cerca de 120 profissionais de saúde participaram do encontro, entre tutores da Planificação da Atenção à Saúde da APS e da Atenção Ambulatorial Es...

09/05/2023 às 13h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SESA
Foto: SESA

Com foco no cuidado e segurança das pessoas durante os atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove,a partir desta terça-feira (9), o 8ª Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O objetivo principal é instrumentalizar os participantes sobre a “Transversalidade da Segurança do Paciente na Planificação da Atenção à Saúde”. O encontro acontece até a próxima quinta-feira (11), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Cerca de 120 profissionais de saúde participaram do encontro, entre tutores da Planificação da Atenção à Saúde da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada, técnicos de referência da segurança do paciente das regiões, além de representantes das áreas técnicas e das diretorias da Sesa.

Entre os temas discutidos nesta edição estão o cuidado e a segurança das pessoas nos atendimentos na APS e na AAE, boas práticas e segurança em imunização, eventos adversos, cuidados com a central de materiais, esterilização e controle de infecção, limpeza e higiene dos serviços, processo de trabalho na odontologia, metas internacionais da segurança do paciente e implantação dos Núcleos de Segurança municipais.

Durante a abertura, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, instigou os participantes a trabalhar de forma intensa para a melhoria da saúde pública com um todo. “Como profissionais de saúde, precisamos ter a ânsia pela melhoria dos serviços. De todas as vacinas, a única que não precisamos é a da satisfação, do dever finalizado, pois quando estamos insatisfeitos a motivação para correr atrás dos objetivos é muito maior”, disse.

Continua após a publicidade

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) tem objetivo de melhorar de forma contínua “o modo de fazer” dos serviços de saúde, por meio da incorporação de novos processos e ferramentas para a prática de gestores e profissionais de saúde, ou o fortalecimento de processos e uso de ferramentas já existentes nas unidades.

O PlanificaSUS já ocorre há quase três anos no Paraná e vários assuntos já foram tratados, com destaque à relação entre os pacientes atendidos na Atenção Primária e o compartilhamento do cuidado em uma linha com a Atenção Especializada. O Paraná foi o primeiro do País a levar a metodologia do PlanificaSUS para todas as regiões.

Continua após a publicidade

“Essa expansão estava prevista no Plano Estadual de Saúde (PES 2020/2023), e com muito trabalho, hoje o Paraná é referêncianacional na estratégia e o primeiro e único da União, até o momento, a alcançar todo seu território”, falou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários