
A saúde de Alagoinhas, no agreste baiano, vai contar com mais um hospital. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou neste domingo (7) a construção do Hospital Regional de Alagoinhas, durante uma visita ao município, onde esteve acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Na ocasião, foi assinado o autorizo para início do processo licitatório para a construção da nova unidade.
Com investimento estimado em R$ 125 milhões apenas em obras, o Hospital Regional de Alagoinhas será uma das novas unidades hospitalares que serão entregues pelo Governo do Estado. “Ele que vai atender não só Alagoinhas, mas 33 municípios de toda a região. Saímos daqui hoje contentes. Tem muita coisa boa chegando”, comemorou o governador. O hospital contará com 180 leitos, sendo 30 de UTI, e vai funcionar como referência em alta complexidade nas áreas de Neurologia, Neurocirurgia e Oncologia, além de assistência Cardiovascular.
Roberta Santana destacou que a unidade vai ampliar a assistência especializada na região. “Inclusive de oncologia, cardiologia, pediatria e tantas outras. Dessa forma, vamos poder melhorar a saúde da região cada vez mais. Estamos na primeira fase, que é o primeiro passo e o mais importante. Nessa etapa, nós definimos o perfil assistencial da unidade, o que ele vai atender, como vai funcionar. Em breve, esse será mais um hospital para garantir saúde de qualidade para baianas e baianos”, afirmou a secretária.
A edificação contará com mais de 14 mil m². Para além do atendimento de urgência e emergência adulto e pediátrico, novos serviços que hoje não existem na região serão ofertados, tais como hemodinâmica e radioterapia. A unidade também terá agência transfusional, terapia renal substitutiva, serviço de estomaterapia e central de quimioterapia. A obra será licitada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Mais de R$ 1 milhão para reforçar a saúde
Na ocasião, o governador também anunciou um investimento superior a R$ 1 milhão em equipamentos para reforçar a assistência no município. Destes, R$ 389 mil foram destinados para a aquisição de quatro kits odontológicos e uma ambulância, que foram entregues na solenidade deste domingo. Já os outros cerca de R$ 650 mil serão para a aquisição de equipamentos para a Maternidade Municipal de Alagoinhas, que deve ser entregue no próximo mês.“O prefeito pediu e nós assinamos a autorização para a Sesab adquirir os equipamentos para a maternidade, que já está com 92% das obras concluídas. Então, os equipamentos já estarão aqui antes do término da construção da maternidade”, adiantou.
Fonte: Ascom/Sesab
Piauí Hospital Regional de Campo Maior amplia centro cirúrgico e reduz fila de cirurgias ortopédicas
Piauí Novo Hospital Regional de Picos inaugura refeitório com estrutura ampliada para servidores e acompanhantes
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura Recepção do Complexo Madre Teresa do Hospital Marieta em Itajaí
Piauí Governo amplia atendimentos em Floriano com 300 novos leitos no Hospital Tibério Nunes, novo setor de oncologia e Central de Diagnósticos
Saúde Santa Catarina supera o próprio recorde e ultrapassa as 140 mil cirurgias oftalmológicas em um ano
Sergipe Especialista orienta cuidados em casos de queimaduras por caravelas Mín. 24° Máx. 26°