
O uso irracional de medicamentos é hábito comum da população, porém pode causar muitos males. O dia 5 de maio é o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre os riscos da automedicação e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chama atenção da sociedade para o uso consciente dos medicamentos.
Conforme dados doSistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox),uma das maiores causas de intoxicações no Brasil é o uso inadequado ou abusivo de medicamentos. A ingestão de substâncias de forma inadequada também pode causar reações como dependência e até a morte.
A coordenadora da farmácia e almoxarifado do Hospital Geral de Palmas (HGP), Juliana Coelho Barbosa, alerta que “medicamento é coisa séria, e uso racional é imprescindível para evitar diversos riscos à sua saúde como intoxicação, interações com outros medicamentos, agravamento de uma doença, dependência e até a morte”.
A servidora completa que “sempre que tiver dúvida consulte o farmacêutico, ele vai esclarecer para que você tenha um tratamento eficiente e seguro. A conscientização e a prevenção são os melhores remédios”, destaca.
Uso racional
Caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou equipe de saúde; Use medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada; Descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos; Não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou profissional de saúde.
Saúde Estado amplia acesso à hemodiálise com recursos do Avançar Mais na Saúde e com a entrega de 158 equipamentos 14 municípios do RS
Piauí Hospital Regional de Campo Maior amplia centro cirúrgico e reduz fila de cirurgias ortopédicas
Piauí Novo Hospital Regional de Picos inaugura refeitório com estrutura ampliada para servidores e acompanhantes
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura Recepção do Complexo Madre Teresa do Hospital Marieta em Itajaí
Piauí Governo amplia atendimentos em Floriano com 300 novos leitos no Hospital Tibério Nunes, novo setor de oncologia e Central de Diagnósticos
Saúde Santa Catarina supera o próprio recorde e ultrapassa as 140 mil cirurgias oftalmológicas em um ano Mín. 24° Máx. 26°