Fotos: Epagri/Divulgação
Durante o ano de 2023 a Epagri e a Associação Catarinense do Bambu (Bambusc) vão capacitar agricultores de diferentes municípios de Santa Catarina para o uso do bambu na alimentação humana e na produção de utensílios domésticos. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pelas duas entidades desde 2019 para tornar o Estado autossuficiente na produção do bambu e desenvolver agregação de valor a essa matéria prima, proporcionando melhoria da renda e da qualidade de vida no campo.
O coordenador do projeto Bambu em Santa Catarina , engenheiro-agrônomo Gilmar Carlos Michelon Dalla Maria, extensionista rural da Epagri em Curitibanos, afirma que nesses quatro anos mais de mil pessoas, entre famílias rurais e artesãos urbanos, foram capacitadas em cursos que abordaram construção de móveis, artesanatos e utensílios de bambu, bem como produção de conservas de brotos. “Outra ação diz respeito à avaliação de cultivares para recomendação técnica de cultivo, que vem sendo realizada em sete unidades de observação. O trabalho também resultou na criação da Lei nº 18.341/2022, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina”, ressalta Gilmar.
Ele ainda acrescenta que os bambus vêm ganhando espaço em vários setores da sociedade como material complementar ao uso da madeira, além de serem um dos recursos naturais que mais apresentam oportunidades para exploração econômica direta e sustentável. “A planta é um excelente sequestrador de carbono e apresenta excelentes características físicas, químicas e mecânicas que favorecem seu uso na construção e na confecção de produtos. Na Ásia, suas espécies são amplamente empregadas na alimentação tradicional entre os mais diferentes povos”, frisa Gilmar.
Para 2023 foram programados 18 cursos nas unidades da Epagri, iniciando em fevereiro. Confira a agenda das próximas capacitações:
4 de maio – São Miguel do Oeste
25 de maio – Rio das Antas
22 de junho – Chapecó
23 de junho – Concórdia
6 de julho – Caçador
20 de julho – Caçador
16 de agosto – Macieira
24 de agosto – Caçador
22 de setembro – Canoinhas
26 de setembro – Curitibanos
5 de outubro – Joinville
24 de outubro – Videira
31 de outubro – Florianópolis
No vídeo a seguir, entenda como o bambu pode ser usado na produção de diferentes produtos.
Mais informações e entrevistas:
Gilmar Carlos Michelon Dalla Maria
(49) 3412-3071
Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992
Mín. 24° Máx. 25°