
O Ministério da Saúde emitiu nota técnica, nessa segunda-feira (24), ampliando a recomendação do uso da vacina bivalente contra a Covid-19 para a faixa etária de 18 anos de idade ou mais. E a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o chamamento para que a população busque os postos de vacinação de seus municípios para atualizar sua caderneta de vacinação.
A recomendação é para que o reforço, com a dose da vacina bivalente, seja realizado nas pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido ao menos duas doses da vacina monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina de Covid-19 monovalente como dose de reforço.
O Ministério recomenda ainda que o reforço com a vacina bivalente seja efetuado com um intervalo mínimo de quatro meses a partir da sua última dose de reforço ou do esquema primário.
Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Sesapi, destaca que é importante a população aderir à imunização uma vez que as vacinas ampliam a proteção e reduzem a ocorrência da forma grave da doença.
“Precisamos da cooperação da população para que a vacinação evolua de uma forma positiva. Cada município segue com a responsabilidade de organizar e executar a imunização de sua população, enquanto que as pessoas precisam ficar atentas e acompanhar os gestores de saúde de seus municípios com as novas orientações de como está ocorrendo a vacina”, explica a coordenadora.
O Piauí já recebeu e distribuiu 502 mil doses de vacina bivalente para os seus municípios e tem previsão de recebimento até o final desta semana de mais 92 mil doses para dar seguimento na vacinação contra a Covid-19.
“A Sesapi continuará com seu papel de receber os imunizantes e garantir que os mesmos cheguem a todos os municípios, enquanto que a execução da vacina fica a cargo das gestões municipais. Por isso, pedimos que todos fiquem atentos as orientações de seus gestores para que possa receber os imunizantes”, fala Bárbara Pinheiro.
O reforço na vacinação da população segue um dos pilares do programa “Saúde em Dia” lançado pelo Governo do Estado e que tem como um de seus objetivos principais melhorar os índices de imunização do Piauí.
Saúde Estado amplia acesso à hemodiálise com recursos do Avançar Mais na Saúde e com a entrega de 158 equipamentos 14 municípios do RS
Piauí Hospital Regional de Campo Maior amplia centro cirúrgico e reduz fila de cirurgias ortopédicas
Piauí Novo Hospital Regional de Picos inaugura refeitório com estrutura ampliada para servidores e acompanhantes
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura Recepção do Complexo Madre Teresa do Hospital Marieta em Itajaí
Piauí Governo amplia atendimentos em Floriano com 300 novos leitos no Hospital Tibério Nunes, novo setor de oncologia e Central de Diagnósticos
Saúde Santa Catarina supera o próprio recorde e ultrapassa as 140 mil cirurgias oftalmológicas em um ano Mín. 24° Máx. 26°