Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Minas Gerais

Estado faz estudo para criar nova unidade de conservação na Serra do Cipó

Área localizada na região conhecida como Lagoa Dourada abrange três municípios

12/04/2023 às 11h51
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Evandro Rodney / IEF
Evandro Rodney / IEF

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, em março de 2023, vistoria de reconhecimento para estudo de criação de uma nova unidade de conservação em Minas Gerais. A área proposta está localizada na região conhecida como Lagoa Dourada, na Serra do Cipó, e abrange os municípios de Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas e Nova União.

A criação de uma unidade de conservação na localidade é uma demanda da comunidade local e da administração municipal. 
Durante o processo de vistorias, foram realizadas reuniões com as prefeituras dos municípios envolvidos e com o Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Cipó – Pedreira para apresentar o contexto da demanda de criação da unidade de conservação e as etapas do estudo.

O processo de criação de uma unidade de conservação é composto pelas etapas de caracterização ambiental e socioeconômica da área, reuniões públicas com a comunidade e instituições envolvidas, proposta da categoria e definição de limites e, por fim, a etapa jurídica de criação, com o envio da proposta para aprovação do governador do Estado.

Diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Esteves Lasmar destaca a importância da participação da população durante todo o processo, especialmente na etapa de consulta pública. “É um espaço de discussão, esclarecimento de dúvidas e apresentação de sugestões referentes à nova unidade de conservação”, explica. “É uma oportunidade para que a comunidade compreenda o que significa ter uma área de preservação em seu território e todos os benefícios associados”.

A próxima etapa é a realização de processo licitatório para contratação de empresa para desenvolver o estudo de criação, o que será realizado ainda no primeiro semestre de 2023. O estudo integra as ações de reparação assumidas no Acordo Judicial pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Natureza

A área proposta para a criação da unidade de conservação Lagoa Dourada está inserida no bioma Cerrado, com ocorrência de afloramentos rochosos, formações campestres e savânicas, em alto grau de preservação. Abriga importantes nascentes e cursos de água, entre os quais as nascentes do Rio Jaboticatubas, apresentando grande importância para a manutenção dos processos ecológicos, bem como para o abastecimento público.

A Serra do Cipó é amplamente conhecida por suas belezas cênicas e pelo potencial turístico. Na área de estudo, são destaques a ocorrência de atrativos com potencial para visitação e contemplação como mirantes, cânions e diversas cachoeiras, com destaque para as cachoeiras das Fadas, Bom Jardim e a cachoeira Alta – Vale de Altamira.

A região de Lagoa Dourada faz parte das áreas definidas como prioritárias para ampliação do sistema de áreas protegidas do estado de Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários