Representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede) participam em Brasília de uma programação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é debater as políticas públicas para esse público. A comitiva formada pelo presidente do Conede/SC, Paulo Suldovski, pelo vice-presidente Jairton Fabeni e pelo secretário executivo do Conselho, Alexandre Belino, volta para Santa Catarina com definições que beneficiam diretamente os catarinenses que possuem algum tipo de deficiência.
Durante a reunião ordinária do Conade a presidenta da Caixa, Rita Serrano, anunciou, por exemplo, o lançamento de uma linha de crédito para pessoas com deficiência adquirirem Tecnologia Assistiva (TA). A linha permitirá empréstimos que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, parcelados em até 60 meses, com taxa de juros de 6% a 7,5% ao ano.
Em Brasília também foi criado um grupo para implantação da avaliação biopsicossocial da pessoa com deficiência e ainda definida a data da realização da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapas municipais e estaduais. A reunião teve a participação do ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que empossou os novos membros e a nova presidente do Conade, Anna Paula Feminello.
O Conede
O Conede/SC está vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família e é um órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. O objetivo é promover políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribuam para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais.
Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Mín. 24° Máx. 27°