Quinta, 23 de Janeiro de 2025
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Turismo Tocantins

Em 2022, Tocantins registra aumento de empregos no turismo

Foram 6.537 trabalhadores admitidos, o que corresponde a aumento percentual de 37% com relação ao ano de 2021

28/03/2023 às 14h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Segmento de alimentação liderou as contratações em 2022 - Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins
Segmento de alimentação liderou as contratações em 2022 - Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Levantamento do Observatório do Turismo do Estado do Tocantins, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta o crescimento da oferta de vagas no setor do turismo. Em 2022, foram 6.537 trabalhadores admitidos, o que corresponde a aumento percentual de 37% com relação ao ano de 2021.

Os números são comemorados pelo secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ao enfatizar que se trata de empregos formais, gerados por empresas legalizadas e com Carteira de Trabalho assinada. “As ações do Governo do Tocantins voltadas para políticas públicas de geração de emprego e renda, incentivo à legalização e visibilidade turística, estão gerando resultados positivos”, afirma.

O segmento de serviços de alimentação, como bares e restaurantes, foi o principal gerador de vagas, com 4.236 novos empregos. Vale ressaltar, ainda, que apesar dos desligamentos ocorridos ao longo do ano de 2022 encerrou com mais contratações do que desligamentos, 971, no total. Em 2020, no auge da pandemia de covid-19, houve mais demissões que contratações.

CEO de uma agência de viagens de Palmas, Lanessa Vilela, é uma das empresárias que contratou no ano passado. Para ela, a tendência de abertura de novas vagas se manterá em 2023. “A procura por lazer tem aumentado”, confirma.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários