
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizará em todo país, na segunda semana de maio, a Semana Nacional “Registre-se!”, dedicada à emissão de certidões de nascimento à população socialmente vulnerável. A campanha faz parte do Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Para definir a participação da Prefeitura e organizar a ação em Vitória da Conquista, que entre os dias 8 e 12 de maio, estiveram em reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o secretário Michael Farias e equipe, a juíza Indira Meireles, assessora da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), e os oficiais responsáveis pelo registro civil das pessoas naturais dos cartórios de Vitória da Conquista, Fábio Garcia e Cristiano Eustáquio Rocha.
O público a ser beneficiado abrange os setores mais vulneráveis, a exemplo de pessoas em situação de rua, moradores de localidades rurais e usuários dos serviços que compõem a rede de proteção social do município.
“São as pessoas que um dia foram registradas e não têm, hoje, esses documentos”, explicou a juíza Indira Meireles, mencionando as chamadas pessoas com “registro tardio”. Ela solicitou à equipe da Semdes que participe da realização da força-tarefa, a fim de beneficiar o maior número de pessoas possível e diminuir o número de cidadãos desprovidos de documentos pessoais.

Segundo Michael Farias, a primeira providência será mobilizar a rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer um levantamento das pessoas que, nos respectivos territórios, se encaixam nessa situação.
“Vamos articular, principalmente, a população da Zona Rural e dos bairros mais vulneráveis, de maneira que a população possa ter acesso a um dos direitos mais básicos, que é a documentação civil. Nós vamos levantar os dados desse déficit, da subnotificação das pessoas que ainda não têm acesso ao registro civil, de modo que isso subsidie a maneira como nós vamos organizar a semana do projeto Registre-se”.

A juíza Indira Meireles se mostrou otimista com o sucesso do projeto em Vitória da Conquista. “A equipe é muito comprometida e abraçou a nossa solicitação de colaboração. A Prefeitura, aqui, tem uma estrutura muito boa e eu tenho certeza de que a gente vai conseguir fazer, também, um evento de cidadania muito produtivo”, concluiu.
Além da Prefeitura, a força-tarefa vai envolver o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), o Instituto de Identificação Pedro Mello, o Ministério Público Estadual e instituições de ensino superior. Representantes desses órgãos serão convidados para uma reunião que ocorrerá no dia 4 de abril, às 15h, no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Entre as possibilidades aventadas durante a conversa, o secretário Michael Farias sugeriu o Centro Cultural Glauber Rocha para sediar a ação Registre-se, o que facilitaria o acesso das pessoas que necessitam regularizar sua documentação, devido à estrutura ampla e à localização centralizada do equipamento.

Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°