
Com um discurso de otimismo e reconhecimento pela resiliência dos produtores rurais diante das dificuldades, o governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira (24/3), da 14ª Abertura da Colheita da Soja, em Tupanciretã. A soja, cultura fortemente afetada pela estiagem, acumula perdas expressivas na safra deste ano.
Em sua fala, Leite ressaltou que, apesar das dificuldades, a celebração da colheita é uma valorização de quem produz. "Quando comemoramos um aniversário, não realizamos a celebração apenas quando está tudo bem e estamos felizes. Celebramos também que nós sobrevivemos, que vencemos as dificuldades e seguimos fortes”, comparou o governador. “No caso da colheita da soja, alguns poderiam perguntar o que estamos festejando. A resposta é que estamos comemorando a capacidade de trabalho e a resiliência dos produtores rurais."

Em relação ao enfrentamento à estiagem, Leite ressaltou que o governo está finalizando um novo plano, em parceria com bancos públicos, para fortalecer a irrigação. "Vamos anunciar, em breve, um grande programa do governo do Estado para a irrigação. É um plano com boas condições de estimular os produtores a buscar esses recursos. Nossa gestão está comprometida com o setor", enfatizou Leite.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, afirmou que o governo é parceiro das entidades e dos produtores para a construção e a gestão de políticas públicas e programas que busquem minimizar esses efeitos, assim como na busca por superar a frustração da expectativa quanto à produtividade das lavouras.
"O Programa Avançar é um exemplo. Repassamos recursos para a perfuração de poços, a instalação de cisternas e a escavação de microaçudes",destacou Feltes. "Além disso, nossas equipes estão trabalhando em um programa de irrigação para ser anunciado o mais brevemente possível. Nosso objetivo é oferecer alento aos produtores, responsáveis por colocar o alimento na mesa dos brasileiros e de pessoas em todo o mundo."
A abertura da colheita foi realizada na lavoura da Agropecuária Coxilha Bonita. Em seguida, a solenidade oficial ocorreu na Associação dos Funcionários da Cocevvil (Afuco), com as presenças dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom
Ceará Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco do Piauí, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Agricultura e ... Governador autoriza início das obras de pavimentação da Estrada do Socavão, em Castro
Piauí Encontro da Agricultura Familiar do Piauí será espaço de intercâmbio de saberes, cultura e experiências entre os dias 2 e 4 de julho
Agricultura e ... Prêmio Queijos do Paraná chega à terceira edição em 2026 com nova categoria
Agricultura e ... Prêmio Queijos do Paraná chega à terceira edição com nova categoria
Agricultura e ... Ceasa Curitiba avança nas obras do novo Mercado de Flores com início das fundações
Piauí Feira da Agricultura Familiar homenageia cacica Dan por trajetória de resistência e defesa dos povos indígenas do Piauí Mín. 25° Máx. 26°