A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está presente no Centro Cultural Glauber Rocha com diversos programas e serviços de atendimento à mulher, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que trouxeram ações de convivência e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), entre outras atividades.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV ), do Cras Vila América, trouxe para o palco do Março Mulher, o desfile das profissões. As adolescentes apresentaram profissões como jornalismo, medicina, advocacia, magistério, serviços gerais e esportivas. Cada adolescente escolheu a sua profissão, a exemplo de Ana Cláudia Sousa, de 14 anos, que escolheu representar o jornalismo. “Eu escolhi essa profissão por amor. Quero ser jornalista e fotógrafa para registrar todos os momentos importantes, porque sei que registrar essas memórias vai fazer com que os momentos fiquem marcados para sempre”, explicou Ana.
O Cras Nova Cidade trouxe a alegria do grupo Mulheres Poderosas do SCFV da unidade. Como muita alegria e charme, as poderosas subiram ao palco para representar todas as mulheres empoderadas. Para Lindaura Karolina, de 65 anos, subir ao palco e desfilar era um sonho antigo que ela realizou. “Eu já tinha desfilado na primavera e foi maravilhoso. Desfilar depois da terceira idade é bom demais, estou realizando um sonho”, declarou Karolina. Já Teresa Cristina Oliveira, de 60 anos, acredita que a experiência de participar do Cras e fazer parte do grupo das Poderosas é uma experiência muito renovadora. “Eu tenho o Cras como a minha família, um lugar onde cheguei triste e hoje estou aqui desfilando como miss primavera. Cada dia que passa eu me renovo mais”, ressaltou Teresa.
Já o Cras Rural homenageou as mulheres do campo, trazendo para o Glauber Rocha, o desfile das amazonas dos povoados de Capinal, Lagoa de José Luiz, Lagoa das Flores e Distrito Industrial.
Mín. 23° Máx. 26°