Durante ação no litoral piauiense nesta semana, o secretário de Meio Ambiente Daniel Oliveira visitou as dunas do povoado Tatus, no município de Ilha Grande, para acompanhar o trabalho e resultados do Projeto de Convivência e Contenção de Dunas na região.
O projeto iniciou há sete anos, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Hélio Oliveira, que também esteve presente, e tem preservado a segurança dos moradores e suas casas. A ação conta com apoio da Associação dos Coletores de Sementes e Produtores de Mudas Florestais do Delta do Parnaíba e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), que também acompanharam a visita.
Secretário Daniel Oliveira, do Meio Ambiente, às dunas do Povoado Tatus (Ascom SEMAR)
Ao longo dos anos, a comunidade vinha sofrendo com o avanço das dunas em direção às casas dos moradores e rumo à estrada que liga ao porto de embarque para o Delta do Parnaíba, por isso a urgência do projeto e a importância de sua realização permanente. A parceria com a SEMAR irá garantir mais eficácia ao projeto, uma vez que seu objetivo vai de encontro às ações prioritárias da pasta, no tocante à preservação do meio ambiente e garantia de maior integração entre a comunidade e a natureza.
“Estamos aqui para reforçar o compromisso com esse projeto e ampliar essa boa experiência em Ilha Grande”, ressaltou o secretário. “Sem dúvidas trata-se de um projeto importante ecologicamente e socialmente, porque envolve toda a comunidade local, nesse trabalho de preservação e integração com o meio ambiente”, completou.
Mín. 24° Máx. 25°