Terça, 26 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Amazonas

Em Codajás, Polícia Militar detém homem por crime ambiental

A ação ocorreu no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus, durante fiscalização em uma embarcação.

08/02/2023 às 15h40
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Prejuízo ao crime está estimado em R$ 40 mil

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreendeu, na noite de terça-feira (07/02), mais de um quilo de pescado ilegal. A ação ocorreu no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus, durante fiscalização em uma embarcação.

Durante patrulhamento fluvial, por volta das 20h, a equipe abordou uma embarcação no rio Paraná do Salsa e, durante buscas, encontrou mais de um quilo de pescado de espécies em período de defeso. O proprietário e a carga apreendida foram encaminhados para a delegacia do município.

Proteção

A Instrução Normativa n° 35/2005, do Ministério do Meio Ambiente, proíbe anualmente, no período de 1º de outubro a 31 de março, a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização de espécies como tambaqui, pacu, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, caparari, mapará e aruanã na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Ainda conforme a normativa que institui o defeso, as práticas configuram crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.

Continua após a publicidade

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários