
Com foco na prevenção da violência e redução de vulnerabilidades de grupos sociais nas dez cidades cearenses mais populosas, iniciativa deve impactar na vida de mais de 100 mil cearenses
Compreender o potencial de pessoas em situação de vulnerabilidade para desenvolver serviços de prevenção à violência. Com foco constante no bem-estar social dos cearenses, o Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (10), o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico. Com investimento de R$ 350 milhões, a iniciativa deve impactar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ das dez cidades cearenses mais populosas. O lançamento, ocorrido no Palácio da Abolição, contou com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, além de prefeitos, deputados e gestores estaduais. A iniciativa deve ser executada ao longo de cinco anos.
O Previo tem a finalidade de pensar sobre ações de segurança social, na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativos. O projeto é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria de Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Com a iniciativa, pretende-se integrar as políticas públicas de prevenção à violência.
O governador do Ceará, Camilo Santana, destacou o papel do planejamento e da integração do Estado com outros órgãos da sociedade para identificar desafios e desenvolver metas para atender a população cearense. Além de citar investimentos como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o fortalecimento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do sistema prisional, o gestor pontuou a importância da prevenção. “Nenhum país resolveu o problema da violência sem investir em prevenção. É um papel de todos os poderes, de todas as instituições. Somos servidores públicos, temos a missão de servir a população”, disse o gestor, que citou a relevância e o pioneirismo do PreVio. “Este é o primeiro financiamento externo do Brasil, na área de prevenção à violência. São R$ 350 milhões que serão investidos em projetos, em dez municípios, escolhidos por serem os mais populosos do Ceará”. O investimento é fruto de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado.

A iniciativa será fomentada a partir de três eixos: prevenção da violência juvenil e de gênero, fortalecimento da capacidade de prevenção e investigação policial, além do fortalecimento do sistema de medidas socioeducativas. Para isso, serão traçadas estratégias com incentivo em ações que contribuam com a prevenção comunitária da violência nos municípios de Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Quixadá e Sobral. Conforme o plano de execução, serão firmados termos de cooperação técnica com as prefeituras e demais instituições parceiras, seminários, diagnósticos das vulnerabilidades e violência de cada cidade, elaboração de planos municipais de segurança e prevenção à violência, modelo de governança e, por fim, implementação dos projetos.
Com o projeto, o Governo do Ceará, por meio da Vice-Governadoria, pretende induzir uma integração das políticas públicas de prevenção à violência, além de qualificar, ainda mais, a tomada de decisões. “Os municípios, a sociedade organizada e todos têm, em alguma medida, a responsabilidade da construção de um Ceará mais pacífico, que é o que todos desejamos”, pontuou Izolda Cela. A vice-governadora reforçou a importância do investimento em segurança, mas lembrou o papel da prevenção como um catalisador de mudanças da sociedade. “Olhando para esse horizonte, de ter um Ceará cada vez melhor, não vejo outro caminho, que não seja a parceria, a articulação”, disse.

O Ceará Pacífico, segundo a vice-governadora Izolda Cela, é uma dinâmica de articulação que se estabelece por meio de uma conjunção de forças em prol da paz. Com a experiência do projeto e diálogo com outros órgãos da sociedade, foi possível articular o investimento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a condução da agenda prevista no PreVio.
Por se tratar de uma iniciativa que fomenta estratégias de prevenção à violência, o Programa promove ações territorializadas numa perspectiva de qualificação das estruturas e das instâncias municipais de governo. A iniciativa combina ações de inteligência policial e segurança pública qualificada com iniciativas de prevenção de comportamentos violentos, de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. Nesse sentido, o PReVio tem o propósito de ampliar as ações inauguradas com o Pacto por um Ceará Pacífico, visando o atendimento de demandas intersetoriais relativas às vulnerabilidade sociais que mais se relacionam com o incremento da violência.
Ceará Dia do Operador Aerotático: pelos céus do Ceará, profissionais auxiliam a Segurança Pública em diversos tipos de missões
Segurança Pública PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha em operações no Oeste
Piauí Secretaria da Segurança inaugura espaço Pit Stop da Cidadania para motoristas de aplicativo nesta quinta (25)
Ceará Programação da 62ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará tem início neste sábado (27)
Segurança Pública Em ação integrada, PMPR recupera joias roubadas em shopping de Curitiba
Segurança Pública PCPR mira organização de produção e distribuição de drogas para diversos estados
Ceará Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de feminicídio em Morrinhos
Celular Seguro “Muita coisa vai mudar se ousarem roubar um celular daqui para frente”, diz Lula no lançamento da nova fase do Celular Seguro.
Sergipe Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista Mín. 25° Máx. 26°