Terça, 26 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Acre

Governo abre diálogo com trade turístico com foco na geração de emprego para o setor

Para debater a estratégia de promoção do turismo, os principais atrativos, ações de capacitação e infraestrutura, o governo do Acre, por meio da Se...

02/02/2023 às 17h26
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Para debater a estratégia de promoção do turismo, os principais atrativos, ações de capacitação e infraestrutura, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do empreendedorismo e do Turismo, reuniu, na manhã desta quinta-feira, dia 2, operadores e atores do turismo, na sala de qualificação da Federação das Indústrias do Estado do Acre, em Rio Branco.

Encontro reuniu trade turístico e Conselhos Estadual e Municipal do setor e, ainda, representantes de bares e restaurantes e influenciadores digitais. Foto: Alice Leão
Encontro reuniu trade turístico e Conselhos Estadual e Municipal do setor e, ainda, representantes de bares e restaurantes e influenciadores digitais. Foto: Alice Leão

No 1º workshop de Desenvolvimento do Turismo, o secretário Assurbanipal Mesquita apresentou as ações que o governo vem realizando, destacando programas nas áreas do artesanato, etnoturismo, base comunitária, gastronomia e a rota do Pacífico. Ele apresentou as estratégias para o turismo nos primeiros cem dias de governo, voltadas para o fortalecimento do setor.

“Turismo é gestão de negócios e, nesse sentido, o governador Gladson Cameli pediu para potencializarmos as ações, dialogando com os atores e os operadores do chamado trade turístico porque o tema é transversal, impacta em 52 cadeias produtivas importantes para a política de geração de emprego e renda que é o foco principal do governo”, disse Mesquita.

Aberto para coleta de propostas das instituições presentes, entre elas os conselhos estadual e municipal do turismo, a prefeitura municipal de Rio Branco, Abrasel, ABIH, Anac e Fieac, foi pactuado um novo encontro para a apresentação de propostas setoriais e a atualização do plano estadual de turismo.

Continua após a publicidade

“Vivemos um momento ímpar, novos tempos, em que precisamos aproveitar o engajamento institucional para fortalecer o nosso turismo. O Fórum parabeniza o governo do Acre por esse encontro”, disse João Bosco, representante do Fórum de Desenvolvimento do Estado do Acre.

O diretor de turismo, Marcio Pereira, lembrou a qualificação de 18 mil pessoas através do Programa Qualifica Acre a partir de 2019. Foto: Alice Leão.
O diretor de turismo, Marcio Pereira, lembrou a qualificação de 18 mil pessoas através do Programa Qualifica Acre a partir de 2019. Foto: Alice Leão.

O diretor de turismo, Marcio Pereira, destacou o trabalho feito na qualificação de 18 mil profissionais, “a maioria inserida no mercado de trabalho através do programa Qualifica Acre”, e acrescentou as ações consolidadas pela gestão com destaque para os eventos indígenas.

Continua após a publicidade

O setor técnico da diretoria de turismo apresentou resultados positivos das rotas acreanas como o turismo de base comunitária, o etnoturismo, turismo de aventura e o artesanato. Adalgisa Bandeira que trabalha com destinos turísticos, defendeu a implementação do turismo de natureza do habitat natural, proteção de ecossistemas, da cultura e da melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais das comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, o Seringal Cachoeira e a APA Lago do Amapá. “Precisamos vender para o mundo, o Acre como capital do turismo da natureza”, enfatizou Adalgisa.

Em março, será consolidada em encontro trinacional, a Rota do Pacífico. O evento vai reunir autoridades do Brasil, da Bolívia e do Peru em visita técnica a Assis Brasil e Iñapari e uma agenda de trabalho em Epitaciolândia. Ainda este ano, será realizada uma feira internacional dos três países no Brasil.

Continua após a publicidade

“Todas essas ideias estarão reunidas em um plano de trabalho que vamos apresentar dentro dos primeiros cem dias de gestão. Vamos criar a identidade do turismo acreano, promover destinos, revitalizar os principais pontos turísticos e, em parceria com as prefeituras, elaborar um calendário estadual de eventos”, concluiu Assurbanipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários