A fiscalização para o início das obras já foi realizada. Também já foi instalado o canteiro das obras, que serão realizadas pela VLI, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Em data a definir, a intervenção terá início nesse mês de janeiro e vai contemplar o reforço estrutural da ponte. A VLI estima que a obra deve gerar 100 empregos.
Será realizada a substituição e recuperação de diagonais, longarinas, transversinas e cordas, deck rodoviário, pintura e troca do piso da passarela de pedestre.
A companhia já executou obras de reforços pontuais para aumentar a segurança da estrutura da ponte e realizou a inspeção detalhada do empreendimento.
“A nossa gestão é comprometida com o resgate da rica história da nossa cidade heroica, além da valorização da cultura, turismo e a geração de emprego. Portanto, todo o apoio a essa intervenção. A Ponte Dom Pedro II é secular e precisamos preservar um dos nossos cartões-postais”, disse a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos).
As equipes realizarão o trabalho entre as 22h e as 5h da manhã, nas atividades que dependam de interdição total do fluxo ferroviário e rodoviário. A conclusão das obras deverá ocorrer até o primeiro semestre de 2025. E entre agosto e dezembro de 2022 a VLI executou reforços pontuais para aumentar a segurança da estrutura da ponte.
A Ponte Dom Pedro II é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN.
Mín. 24° Máx. 27°