
A segurança na Bahia será intensificada com o reforço do policiamento durante todo o verão. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), com apoio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), lançou, nesta quinta-feira (15), a Operação Verão 2022-2023, com a perspectiva de ampliar as rondas e monitoramentos, especialmente nos finais de semana e feriados, quando aumenta a circulação de pessoas nas cidades de maior concentração do turismo. O investimento para a ampliação do serviço é de mais de R$ 3 milhões.
Para o período, a PM-BA prevê um reforço mensal de três mil policiais militares nas ruas e plantões extras até o dia 5 de março, data de encerramento da Operação. O quadro efetivo será reforçado nas cidades e bairros históricos, nas rodovias, e nos litorais baianos. O governador da Bahia, Rui Costa, esteve na apresentação da força-tarefa nesta tarde, na Praça Osório Villas Boas, na Boca do Rio, e falou sobre a importância da ação.

“A Operação Verão vai incorporar os investimentos que fizemos em inteligência, em modernização tecnológica, como reconhecimento facial e reconhecimento de placas, em infraestrutura, como vocês puderam ver, de carros descaracterizados e motos, além de carros blindados e novas viaturas. Hoje, estamos entre os melhores estados, se não o melhor, em condições de infraestrutura de armamentos e equipamentos para a polícia militar e polícia civil trabalharem”, detalhou o governador.
Durante as ações, os policiais militares farão diligências e buscas a pé, a cavalo e em veículos como motos, viaturas, quadriciclos, bases móveis e bicicletas, que foram expostos ao público no evento. A corporação também contará com drones e aeronaves para o monitoramento e celeridade das investigações.

O coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, explicou, durante coletiva de apresentação da Operação, que a ação reforça a meta de reduzir os crimes no estado. “Nós vamos lançar mais de 200 postos de serviço, com emprego em média de três mil policiais militares para levar mais tranquilidade não só ao baiano, mas aos turistas que nos visitam”, destacou. A ação contará, ainda, com 2180 bombeiros e 430 policiais civis, distribuídos pela capital e interior.
Entrega de viaturas
Na solenidade, o governador Rui Costa, representando o Estado, entregou 22 viaturas semi blindadas, 100 veículos para uso do setor de inteligência, 133 motocicletas, 10 viaturas destinadas à Ronda Escolar, 3.351 equipamentos de proteção balística individual e escudos balísticos. Os equipamentos entregues na cerimônia somam um total R$ 21,5 milhões em investimentos.
A entrega é parte do projeto do Governo do Estado de modernização da frota da Polícia Militar da Bahia. Só em 2021 foram adquiridas 203 viaturas com custo total de R$ 14,8 milhões, e locadas 356, com custo de R$ 61,1 milhões. Em 2022, foram adquiridas 199 viaturas com investimento de R$ 17,8 milhões, e locadas 828 por R$ 50,9 milhões. As viaturas integram o novo padrão estético da PM e estão sendo compradas ou substituídas gradualmente.
Repórter: Milena Fahel


















Segurança Pública Encontro de secretários da Segurança discute ações integradas de combate ao crime
Segurança Pública Encontro de secretários da Segurança em Foz do Iguaçu discute ações integradas de combate ao crime
Piauí Inscrições para concurso da Polícia Militar do Piauí com mil vagas para soldado começam nesta segunda (22)
Parauapebas - PA Operação “Vidas por um Fio” encerra etapa educativa e reforça combate ao uso de cerol e linha chilena em Parauapebas
Piauí Cãorrida 2026 une esporte, bem-estar animal e ação solidária; evento será no dia 27 de julho e inscrições seguem abertas
Segurança Pública Polícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba Mín. 23° Máx. 25°