Quarta, 27 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Paraná

Banco de Olhos do Hospital Universitário da UEL chega a 2 mil doações

O Banco de Olhos Regional de Londrina (BOL), do Hospital Universitário (HU/UEL) chegou na marca de 2 mil doações em 2022. Único banco público deste...

03/03/2022 às 18h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: UEL
Foto: UEL

O Banco de Olhos Regional de Londrina (BOL), do Hospital Universitário (HU/UEL) chegou na marca de 2 mil doações em 2022. Único banco público deste tipo no Paraná, o BOL faz parte do Sistema de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, com chancela do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

Para a médica responsável pelo Banco de Olhos, Ana Paula Oguido, a marca, que corresponde ao total de 4 mil córneas, significa que muitas pessoas tiveram a oportunidade de voltar a enxergar.

Desde sua instalação, em 2011, a área de abrangência do BOL cresceu significativamente. Atualmente, ele compreende toda a Macrorregião Norte e inclui cinco Regionais de Saúde: 16ª (Apucarana), 17ª (Londrina), 18ª (Cornélio Procópio), 19ª (Jacarezinho) e 22ª (Ivaiporã).

As cirurgias podem ser realizadas em hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde – as córneas podem ser transplantadas em todo território nacional, algo recorrente na unidade.

Continua após a publicidade

COMO FUNCIONAM AS DOAÇÕES– Como as doações de córnea são possíveis somente após o óbito do doador, existem algumas especificações prévias. As doações de córnea só ocorre, assim como de demais órgãos, com autorização da família e a presença de outras duas testemunhas. O doador pode ter tido morte por parada cardíaca ou morte encefálica e a retirada da córnea ocorre em tempo igual ou inferior a seis horas. A córnea é enviada ao Banco de Olhos e mantida em meio de preservação por 14 dias.

Todo controle da segurança, qualificação e avaliação do tecido doado é de responsabilidade do Banco de Olhos. Somente após aprovação, a córnea é disponibilizada à Central Estadual de Transplante, responsável pela distribuição.

Continua após a publicidade

Todo o processo de doação é controlado pelo Ministério da Saúde através do Sistema Nacional de Transplante, que mantém um dos melhores e maiores sistemas de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo, com 95% dos transplantes são financiados pelo SUS.

FILA– Apesar do grande volume de cirurgias, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande. A captação de globo ocular e córnea chegou a 307 em 2019 mas, devido à pandemia, a quantidade caiu drasticamente e chegou a 76 em 2020. Em 2021 foi registrado aumento, somando 72 até o mês de junho. Atualmente, mais de 800 pessoas aguardam na fila do transplante de córnea no Paraná.

Continua após a publicidade

“Em 2019 tivemos momentos de fila zero. Agora estamos retornando com as doações, mas ainda precisamos manter uma luta diária de conscientização da população sobre a doação”, afirma a médica.

A marca de 2 mil doações, destaca, é resultado de um trabalho de educação continuada, cursos, programas e campanhas, além da atuação fundamental de todas as equipes envolvidas – Organização de Procura de órgãos (OPO) e Comissões Intrahospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Segundo Ana Paula, o objetivo principal da unidade no momento é alcançar o marco de fila zero. “E o próximo projeto da equipe é fornecer córneas preparadas para transplantes de células endoteliais, uma técnica ainda recente no Brasil e nosso próximo projeto”, destaca.

“Eu, como médica transplantadora e responsável técnica do Banco de Olhos, me sinto orgulhosa e privilegiada por fazer parte dessa conquista, pois corresponde à mudança na vida de tantas pessoas que puderam receber cada córnea doada. É um estímulo para continuarmos sempre e melhorando cada vez mais”, finaliza a médica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários