
Corpo de Bombeiros do Ceará é o primeiro das Américas a contar com o caminhão Firebull
Importante reforço para o combate a incêndios, principalmente em áreas florestais, e no resgate de vítimas de ocorrências diversas. Para fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CMBCE), a governadora Izolda Cela entregou, na manhã desta quarta-feira (16), uma viatura de ataque principal sobre esteiras com turbina, conhecida como Firebull, e uma viatura multioperações autobomba plataforma, chamada de Multistar. A entrega aconteceu no Quartel Central do CBMCE, em Fortaleza, com as presenças de representantes da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades.
Com investimento superior a R$ 20 milhões, os dois equipamentos foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os equipamentos são fabricados pela empresa alemã Magirus.

A governadora Izolda Cela destacou que o investimento dinamiza e potencializa o trabalho da Corporação, que é reconhecida pelos serviços prestados aos cearenses. “Esses equipamentos qualificam ainda mais a atuação técnica do Corpo de Bombeiros, trazendo multiplicidade no enfrentamento a incêndios. O Firebull, por exemplo, vai nos terrenos mais desafiadores, que têm água e precisam ser atravessados. O Multistar tem funções tanto de salvamento quanto de enfrentamento. Isso também oportuniza uma ação mais segura, preservando a vida e integridade dos bombeiros”, afirmou.
Sandro Caron, titular da SSPDS, afirmou que a entrega faz parte do compromisso contínuo com o fortalecimento da Segurança Pública do Ceará. “O Estado possibilita às forças de segurança os melhores equipamentos não só do Brasil, mas também do mundo. O Corpo de Bombeiros do Ceará é o primeiro das Américas a contar com o caminhão Firebull”, disse.

Entre janeiro e outubro de 2022, o Corpo de Bombeiros debelou 3.836 incêndios em vegetação em todo o território cearense. Além disso, foram registradas 308 ocorrências de incêndio em rede elétrica nos dez primeiros meses do ano em todo o Ceará.
O comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, explicou que os caminhões possuem tecnologia que possibilita ganhos em eficiência e economicidade nas ações de combate e prevenção. “A ação da Corporação será integrada à manutenção e prevenção do meio ambiente. Essas viaturas trabalham com um sistema que conseguem pulverizar a água a um nível que potencializa o poder de extinção, ficando em partículas minúsculas, quebrando a reação em cadeia. Isso extingue o fogo mais rápido, com menor gasto de água”, pontuou.
O Firebull é um caminhão sobre esteiras equipado com uma turbina. As esteiras permitem acesso em qualquer terreno, mas com uma manutenção econômica. A turbina é muito eficiente por jogar jatos sólidos (a 80 metros) e jatos neblina (a 60 metros).

A soldada Fabrine Oliveira será uma das responsáveis por operar o equipamento. “Fiquei muito lisonjeada pelo convite de operar essa máquina. Ela é muito eficiente e potente, além de ser autoproteger numa situação de combate a incêndio”, disse.
O Multistar, por sua vez, é um caminhão com uma plataforma de 30 metros de altura. Foi adquirido totalmente equipado, com 9m³ distribuídos com 1,8 toneladas de equipamentos, todos acondicionados em seus locais. A viatura vai facilitar sua localização na viatura e contribuir para a sua preservação por mais tempo. O equipamento vai contribuir no combate a incêndio, mas também na busca e salvamento, principalmente aéreo, por dispor de uma plataforma com 30 metros de altura. Também poderá ser utilizado para operações de salvamento terrestre, já que a sua autoescada atua inclusive em ângulo invertido. Além disso, tem capacidade para atuar em acidente de trânsito com vítima presa às ferragens, como também no atendimento pré-hospitalar.

Na oportunidade, a governadora foi homenageada com a comenda Destaque da Prevenção, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará. A homenagem reconhece o trabalho e os esforços daqueles que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da segurança contra incêndio no Ceará, fortalecendo a prevenção por meio da estruturação dos meios e mecanismos.
Os alunos do colégio do CMBCE também prestaram homenagem à chefe do Executivo Estadual com a entrega da comenda Educador Paulo Freire.
Também participaram da solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo; o secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, coronel Clairton Abreu; o perito-geral do Ceará, Júlio Torres; e outras autoridades.
Segurança Pública PMPR apreende 759,4 quilos de maconha em caminhonete em São Mateus do Sul
Ceará Polícia Militar forma 250 alunos no Proerd em Limoeiro do Norte
Segurança Pública Encontro de secretários da Segurança discute ações integradas de combate ao crime
Segurança Pública Encontro de secretários da Segurança em Foz do Iguaçu discute ações integradas de combate ao crime
Piauí Inscrições para concurso da Polícia Militar do Piauí com mil vagas para soldado começam nesta segunda (22)
Parauapebas - PA Operação “Vidas por um Fio” encerra etapa educativa e reforça combate ao uso de cerol e linha chilena em Parauapebas Mín. 23° Máx. 25°