Em 2022, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), continua firme no propósito de atender pacientes de hospitais da rede pública estadual, que moram no interior ou ainda em outros estados, e precisam dar continuidade a tratamentos de saúde realizados em Palmas. Em janeiro de 2022, foram mais de 1 mil atendimentos.
“A Casa de Apoio não fecha, nossa equipe continua atendendo de domingo a domingo”, destacou o secretário da Setas, José Messias de Araújo. Diariamente, a instituição tem capacidade para atender 126 pessoas.
Almira Madureira Barbosa Santos, de 37 anos, de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins deu à luz em dezembro, no Hospital Dona Regina, aonde permaneceu por cerca de 30 dias, mas precisou ficar mais dias para terminar o tratamento, antes de voltar para casa e ficou na Casa de Apoio. “Está sendo uma ajuda muito grande, eu não tenho parentes aqui e não tenho condição de pagar hotel. Estou sendo muito bem tratada aqui”, elogiou.
“Em janeiro, a procura pelos serviços da Casa de Apoio continuou no mesmo ritmo de 2021, com pacientes fazendo seus agendamentos de retornos e com um aumento da demanda no final do mês”, afirmou a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.
Elizângela Sardinha destacou que a Casa continua acolhendo as pessoas, mas que nesta fase conta com um protocolo mais rígido, com uso de máscara, álcool em gel, detergente, sabão e alvejante para higienização do ambiente e limpeza de janelas, além do cuidado em abrir janelas todos os dias para arejar os ambientes.
“Outros cuidados são com relação às visitas que, no momento, estão mais restritas devido aos cuidados que foram redobrados. Também temos o cuidado de observar a situação de saúde dos acompanhantes para realizar a troca, caso apresentem sintomas de covid-19. Iniciamos o ano com muita força no coração de que tudo isso vai passar e fé de que as dificuldades decorrentes da pandemia amenizem, porque outras doenças, a exemplos de problemas do coração e câncer, precisam ser tratadas”, afirmou Elizângela Sardinha.
Casa de Apoio
Mantida pelo Governo do Tocantins, com apoio de voluntários e parceiros, todos os serviços prestados pela instituição são gratuitos. No dia a dia da Casa de Apoio, são servidas quatro refeições diárias.
“Nesse mês de janeiro, tivemos um público de mães que tiveram filhos há pouco tempo e precisamos de doações de itens de higiene, como absorventes, creme dental, aparelho de depilar e calçados”, pediu a gerente, para as pessoas que puderem doar.
A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.
Localização
A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso aos tratamentos de saúde. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.
Estrutura
A estrutura física da casa é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01.
Mín. 24° Máx. 28°