Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Cras e Caps realizam “Setembro na Praça” para conscientizar usuários sobre importância da valorização à vida

Na tarde desta quinta-feira (29), o Cras 3 – bairro Pedrinhas – e o Caps II realizaram o “Setembro na Praça”, uma atividade de encerram...

29/09/2022 às 18h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Na tarde desta quinta-feira (29), o Cras 3 – bairro Pedrinhas – e o Caps II realizaram o “Setembro na Praça”, uma atividade de encerramento da campanha do Setembro Amarelo. A programação foi realizada na Praça Sá Barreto e incluiu roda de conversa sobre a importância de valorização da vida, dinâmicas, apresentação musical, atividades físicas conduzidas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf),além de aferição de pressão e teste de glicemia.

A gerente do Cras 3, Laís Pinheiro, deu mais detalhes. “A proposta é a gente unir tanto as políticas de saúde quanto as de assistência social, para proporcionar aos usuários assistidos pela unidade de saúde do Caps e pelo Cras um momento de lazer, pra gente poder falar sobre como é importante valorizar a vida através de atividades coletivas e também do fortalecimento dos vínculos, tanto comunitários quanto familiares”, disse.

Os debates em torno das questões que envolvem saúde mental são de grande importância, segundo a gerente do Caps II, Maria Isabel Flores. “Fortalecer as políticas públicas e a garantia também de direitos desses usuários, para que eles possam ter acesso a informações que vão culminar numa melhor qualidade de vida para o seu próprio tratamento, que eles fazem no Caps, além do acompanhamento que eles têm no Cras”, afirmou.

Continua após a publicidade

Usuário do Caps II há oito anos, Marcos Antônio da Silva participou da programação e relatou os problemas que já enfrentou em decorrência da ansiedade, depressão e síndrome do pânico. “A importância do Setembro Amarelo é de a gente preservar a vida”, opinou. “O quanto a vida é importante, mesmo você passando por dificuldades, que no momento parece que vão acabar com você. Mas tudo na vida são altos e baixos, uma hora você tá embaixo, que é a hora da crise, mas tenha certeza que, com fé em Deus, uma hora vai passar, vai surgir uma luz no fim do túnel e você vai estar bem.”

Quem também integrou a atividade foi Rubineia Paixão dos Santos. Usuária do Caps II e do Cras há cinco anos, ela contou que já viveu uma fase de intenso sofrimento mental e chegou a viver em situação de rua, até conhecer os serviços. “Comecei a fazer o tratamento psiquiátrico e psicológico, hoje estou muito melhor. Eu penso em viver”, narrou.

Continua após a publicidade

Ela também deixou uma mensagem para as pessoas que estejam em sofrimento mental. “Que procure um apoio, procure o psicólogo, o Caps. Hoje eu considero o Caps um porto-seguro, aconselhou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários