Como parte das ações de certificação do selo Migracidade de 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participou, nesta quinta-feira (22), do seminário de Boas Práticas promovido pela Organização Internacional para Migrações (OIM) sobre governança migratória no âmbito local.
A gerente de Média Complexidade da Semdes, Tainá Alves, apresentou a experiência de Vitória da Conquista na capacitação dos servidores em dois momentos: “Acolhendo o Povo Warao em Montes Claros e Aspectos antropológicos e respostas emergenciais às populações indígenas refugiadas e migrantes no Brasil, além da realização do webinário Experiências no atendimento à população Venezuelana migrante”.
Tainá destacou a experiência de acolhimento aos imigrantes a partir da chegada, em 2020, dos venezuelanos da etnia Warao, quando o município se organizou com a criação de um comitê de gestão colegiada, e também a criação de uma área técnica para o atendimento a esse público. “Hoje nós temos, em Vitória da Conquista, venezuelanos, cubanos, afegãos, o que tem nos mantido em permanente capacitação para poder ofertar o melhor acolhimento. Nossa técnica de referência fez curso de espanhol e agora está fazendo o curso de inglês”, explicou a gerente.
Mín. 23° Máx. 26°