Segunda, 20 de Janeiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Semdes apresenta experiência de atendimento aos imigrantes em seminário sobre governança migratória

Apresentação onlineComo parte das ações de certificação do selo Migracidade de 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) part...

23/09/2022 às 16h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Apresentação online
Apresentação online

Como parte das ações de certificação do selo Migracidade de 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participou, nesta quinta-feira (22), do seminário de Boas Práticas promovido pela Organização Internacional para Migrações (OIM) sobre governança migratória no âmbito local.

A gerente de Média Complexidade da Semdes, Tainá Alves, apresentou a experiência de Vitória da Conquista na capacitação dos servidores em dois momentos: “Acolhendo o Povo Warao em Montes Claros e Aspectos antropológicos e respostas emergenciais às populações indígenas refugiadas e migrantes no Brasil, além da realização do webinário Experiências no atendimento à população Venezuelana migrante”.

Tainá apresentou as ações de Vitória da Conquista
Tainá apresentou as ações de Vitória da Conquista

Tainá destacou a experiência de acolhimento aos imigrantes a partir da chegada, em 2020, dos venezuelanos da etnia Warao, quando o município se organizou com a criação de um comitê de gestão colegiada, e também a criação de uma área técnica para o atendimento a esse público. “Hoje nós temos, em Vitória da Conquista, venezuelanos, cubanos, afegãos, o que tem nos mantido em permanente capacitação para poder ofertar o melhor acolhimento. Nossa técnica de referência fez curso de espanhol e agora está fazendo o curso de inglês”, explicou a gerente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários