Está sendo realizada em Maceió/Alagoas, a quinta edição do Congresso Nacional da População de Rua, organizado pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), com o tema “Democracia: Direito à Cidade com a População de Rua. É possível!”. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, e tem o objetivo de reunir representantes de movimentos sociais organizados, pessoas em situação de rua e militantes para debater temas ligados à causa.
Participam da comitiva de Vitória da Conquista, a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, que também representa o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); a gerente de Proteção Social de Média Complexidade, Tainá Alves, e o coordenador do Movimento da População de Rua, Clodoaldo Silva.
Os debates permeiam por temas que tratam da garantia dos direitos da população em situação de rua de todo Brasil, como educação ao letramento digital, inclusão social, direito à cidade, arte e cultura pop rua enquanto luta e resistência, além de direito à moradia.
Para Irlane Gomes, o evento é uma oportunidade de dialogar com representantes de movimentos de todo o Brasil sobre a situação da população de rua, uma temática muito importante para o município de Vitória da Conquista, que está se organizando para iniciar o reordenamento das unidades que ofertam serviços a esse público no âmbito da Assistência Social no munícipio. “Nesses três dias, pudemos observar e dialogar sobre como as políticas públicas, de forma articulada, podem contribuir para a garantia de direitos a esse público, além de observar boas práticas de outros estados e pensar de quais formas elas podem ser executadas no nosso município”, destacou.
Mín. 23° Máx. 26°