Com a chegada da primavera, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) realiza até o final do mês uma série de atividades voltadas à temática do convívio com a natureza. A primeira delas, nesta quinta-feira (22), foi uma tarde de apresentações artísticas com diferentes formas de saudar a chegada da nova estação, com o tema “Primavera – tempo de flores”.
Na próxima semana, a temática vai continuar norteando a programação do CCI. O contato com a natureza será não apenas abordado na forma de atividades artísticas, mas também vivenciado por meio de passeios em ambientes ao ar livre.
“Nós sempre tivemos a tradição de homenagear a primavera no formato de bailes dançantes”, analisa a gerente de Atenção Integral à Pessoa Idosa, Maiara Ribeiro. “Hoje, estamos falando de um serviço de fortalecimento de vínculos no âmbito do Suas, dentro do setor da Proteção Social Básica, com o objetivo de prevenir riscos para a pessoa idosa. Trabalhamos temáticas voltadas para esse serviço, com atividades culturais e oficinas”, complementa a responsável pelo CCI.
A maneira com que se fortalecem esses vínculos, entre os usuários, passa pela retomada do convívio com a música, a poesia, o artesanato, o teatro, entre outros. A tarde de hoje, por exemplo, teve declamação de poemas, apresentações de dança e teatro, além de sorteios e oferta de serviços de salão de beleza.
Programação diversificada
Neusa Pesce, de 74 anos, participou de um esquete ao lado das colegas de um grupo interno, conhecido como As Talentosas do CCI. Elas apresentaram uma cena passada num consultório médico, em que transmitiram, com humor, os sentimentos despertados pela chegada da primavera.
Em outro número, Neusa foi uma das que representaram qualidades e características particulares de várias espécies de flores, como girassol, rosa, hortênsia, cravo, copo-de-leite, crisântemo, antúrio e margarida. “Eu me sinto muito feliz, porque nós passamos alegria e a recebemos de volta”, disse a usuária, que participa do CCI há oito anos.
Outra que aproveitou os serviços oferecidos pela programação foi Luiza Prates, 63 anos. Além de assistir às apresentações das colegas, ela modificou o visual, fazendo um novo corte de cabelo. “Gostei muito de participar com a turma. E queremos a continuidade dessas atividades”, afirmou Luiza.
Serviço
Durante a pandemia, o CCI manteve sua programação basicamente com atividades que podiam ser desenvolvidas por meio de plataformas on-line, que continuam a ser realizadas, mas o serviço está em processo de retomada das atividades presenciais em grupo – o que inclui palestras e oficinas de artesanato, canto coral, teatro, entre outras. Todos os usuários possuem mais de 60 anos, são aposentados e a maioria é do sexo feminino.
Mín. 24° Máx. 28°