Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Política Brasil,eleições 2022

Partido Novo terá a candidatura de Luiz Felipe D’Ávila à presidência.

O Partido Novo tem como candidato à presidência da República Luiz Felipe d’Ávila.

12/09/2022 às 21h16
Por: Paulo Amâncio Fonte: Da Redação IBI
Compartilhe:
O candidato se eleito presidente, promete privatizar todas as empresas estatais. Foto: Reprodução internet
O candidato se eleito presidente, promete privatizar todas as empresas estatais. Foto: Reprodução internet

O cientista político terá como vice-presidente o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG).

Esta é a segunda participação do partido em uma eleição presidencial. Em 2018, o Novo concorreu com o até então presidente da sigla, João Amoedo, que terminou a corrida eleitoral em quinto lugar com 2,5% dos votos.

Para as eleições de 2022, Luiz Felipe D’Ávila traz como propostas em seu programa de governo cinco pontos principais: abertura do mercado de maneira unilateral, preservação do meio ambiente, investimento em educação básica, melhoria da gestão pública e erradicação da miséria extrema no país.

O candidato é defensor de uma agenda liberal, e se eleito presidente promete privatizar todas as empresas estatais, tendo como ponto inicial em seu plano a Petrobras.

Continua após a publicidade

Ele é autor de livros de história e de política. Entre as obras, destacam-se “O Crepúsculo de uma Era”, “Dona Veridiana: A trajetória de uma dinastia paulista”, “Os Virtuosos”, “Caráter e Liderança: Nove Estadistas que Construíram a Democracia Brasileira”, “Cosimo de Medici — Memórias de um Líder Renascentista” e os “10 Mandamentos: Do País que Somos para o Brasil que Queremos”.

É casado com Ana Maria Diniz, filha do empresário Abílio Diniz, com quem tem dois filhos, Andrea e João Luís. D’Avila costuma dizer que preza pelo conhecimento e que a população deve saber a história do próprio país. Como outros políticos brasileiros, a história da família do candidato do Novo representa, em certa medida, a história do Brasil. Ele é filho de Aluízio D’Avila e de Maria Christina Pacheco Chaves.

Continua após a publicidade

Sua mãe é filha do deputado federal João Pacheco e Chaves, quadro histórico do MDB que atuou para que o café se tornasse o principal produto brasileiro de exportação, quando foi presidente do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Na política, o avô do candidato atuou na Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados.

João Pacheco e Chaves é filho de Jorge Pacheco e Chaves, bisavô de D’Avila. Jorge, por sua vez, é filho de Elias Antônio Pacheco e Chaves, trisavô de D’Avila. Elias era fazendeiro de café importante da República Velha e foi vice-prefeito da ainda província de São Paulo por duas vezes, nomeado por carta imperial. Neste cargo, trabalhou na defesa de políticas conservadoras.

Continua após a publicidade

Junto de seu cunhado, Antônio da Silva Prado, Elias fundou uma das principais empresas exportadoras de café do Brasil, a Companhia Prado e Chaves. Era dele também o Palácio dos Campos Elíseos, no centro da capital paulista, cuja arquitetura demonstra como vivia a classe dominante da época, sob influência europeia.

O candidato do Novo também é irmão do deputado estadual de São Paulo Frederico D'Avila, do Partido Liberal, o mesmo que abriga o presidente Jair Bolsonaro. Vice-presidente da Aprosoja Brasil, foi eleito “com a força do setor da agricultura e com o apoio da população do sul e do sudoeste paulista”.

O caminho extenso pela árvore genealógica do empresário demonstra que ele pertence a uma família que representa fidedignamente parte da estrutura do país: donos de terras que exportam produtos brasileiros e que atuam, ao mesmo tempo, na política.

“A agricultura do Brasil precisa voltar a ser a mais competitiva do mundo. E conciliar meio ambiente com agronegócio é o caminho para atrair investimentos, gerar empregos, desenvolver as regiões mais pobres e impulsionar a nossa economia”, publicou recentemente em seu perfil no Instagram.

 

Ficha do candidato.

Nome: Luiz Felipe d’Ávila.

Vice: Mitraud (Novo-MG).

Partido: Novo.

Idade: 59 anos.

Data de nascimento: 24 de agosto de 1963.

Ocupação: Cientista político.

Grau de Instrução: Superior completo.

Estado Civil: Casado.

Município de nascimento: São Paulo (SP).

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários