
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) declarou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), apoio à Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de direito. O manifesto foi elaborado por ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e lançado após ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.
Kajuru destacou que centenas de milhares de brasileiros estão assinando o documento em uma demonstração de que "a sociedade civil finalmente superou a letargia em que se encontrava". Ele ressaltou que a carta alerta contra ameaças golpistas que vêm ganhando corpo à medida que as eleições se aproximam.
— Há dois meses do primeiro turno das eleições, deveríamos estar vivenciando o ápice da democracia. Todavia, como diz o documento, “ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco as instituições da república e insinuações de desacato ao resultado das eleições".
Kajuru criticou declarações de Bolsonaro sobre o assunto, além de desaprovar reunião em que o presidente atacou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na presença de embaixadores estrangeiros.
Senado Federal Prazo para denúncia de violência doméstica agora é de 12 meses
Senado Federal MP viabiliza R$ 8 bilhões em empréstimos para companhias aéreas
Senado Federal Sancionado piso de R$ 5.130 para professores de educação básica Mín. 22° Máx. 24°