Quinta, 28 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Ação Social Bahia

Intolerância religiosa será debatida neste sábado, durante o 1º Encontro dos Povos de Axé de Vitória da Conquista

No próximo sábado (9), no Centro Cultural Glauber Rocha, acontecerá o I Encontro dos Povos de Axé de Vitória da Conquista, promovido pela Rede Cami...

08/07/2022 às 12h31
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

No próximo sábado (9), no Centro Cultural Glauber Rocha, acontecerá o I Encontro dos Povos de Axé de Vitória da Conquista, promovido pela Rede Caminho dos Búzios, Coletivo de Entidades Negras e a Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros. O evento tem o apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (Copir), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

O encontro começará às 8h30 com previsão de encerramento às 18h e contará com a participação da sociedade civil e autoridades públicas. O tema racismo religioso será debatido em palestras, mesas redondas e rodas de conversas com lideranças religiosas da cidade e convidados de Salvador, com o objetivo de mostrar a importância da participação do povo de axé na política, além das ações do Governo Municipal voltadas para o povo de santo.

Segundo a coordenadora da Rede Caminho dos Búzios, Graça Alves, a temática principal do evento é a intolerância religiosa. “A gente vai conversar a respeito disso. O que se fazer para evitar a intolerância religiosa, que atitudes tomar quando isso acontecer. Por isso, estamos convidando representações da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias militar e civil, para que eles entendam a nossa situação, a nossa prática religiosa” explicou Graça.

O secretário da Semdes, Michael Farias, ressaltou a importância do apoio ao evento: “Ações dessa natureza são fundamentais para a construção de novas relações sociais, sob o prisma do respeito à diversidade e da equidade como valor humano, por essa razão nosso governo apoia irrestritamente essas iniciativas”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Frequentemente recebemos denúncia de atos de intolerância em nossa prática religiosa, seja com depredação de nossos objetos sagrados, seja com carro de som nas portas dos terreiros e tantos outros atos, que não deveriam, mas fazem parte do nosso dia adia como povo, por isso, este encontro, será muito importante”, declarou Olinda Pereira, c coordenadora da Copir e yalorixá.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários