A Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani é um importante amparo para tocantinenses do interior, e de outros estados, que vêm fazer tratamento de saúde nos hospitais públicos do Estado, em Palmas. Gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social ( Setas), a instituição atendeu, no período de janeiro a junho, 1.897 mil pessoas.
A instituição foi criada em abril de 2006, com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas. "Já são mais de 300 mil hóspedes que contam, gratuitamente, com acolhimento, atendimento social e hospedagem, além de quatro refeições saudáveis e equilibradas, diariamente", afirma a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.
Os hóspedes são pacientes dos hospitais públicos de Palmas, Hospital Geral, Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil. A triagem e encaminhamento para hospedagem é realizada pelas assistentes sociais, nos hospitais citados.
O secretário da Setas, Zorivan Monteiro, destacou o trabalho realizado na Casa de Apoio do Governo do Tocantins. " É de grande importância por ir além de ofertar hospedagem, mas também cuidar dos pacientes, acolhendo-os num momento em que passam por grandes dificuldades. O trabalho da equipe é realizado com muita dedicação, o que passa segurança e tranquilidade para os hóspedes, resultando no apoio de voluntários e parceiros para a instituição", ressaltou.
Contribuições voluntárias
A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos pacientes são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar.
A associação "Entre Amigos" é parceira da Casa de Apoio e doa o café da manhã, aos domingos. A presidente da associação, Rosimeire Perez de Jesus, agradeceu a possibilidade de ajudar e afirmou que conhece o trabalho realizado pela equipe da instituição. " É com prazer que nosso grupo de amigos realiza as doações para a Casa".
A paciente Maria do Socorro Ribeiro de Santana agradeceu as doações e falou da importância. "É a melhor coisa do mundo quando sentimos que outras pessoas também se importam com a gente", afirmou.
Por meio das contribuições voluntárias, o local oferece um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, contação de histórias e até minicursos.
Estrutura
A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.
Local
A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.
Mín. 22° Máx. 24°