Com o objetivo depromoveroscursos do Saberes Suas etambémdestacar aimportância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) enquanto políticapúblicaparaa garantia daproteçãosocialaos cidadãos, o Ministério da Cidadania promoveu nesta sexta-feira, 24, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, a aula magna do Saberes Suas com a temáticaEmergências e Calamidades no Suas. O evento recebeu suporte do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).
O representante da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania e diretor do Departamento de Gestão do Suas (DGSuas), Miguel Ângelo, afirmou que o Saberes Suas surge com o objetivo de ampliar as opções de educação permanentes já existentes no Sistema. “Com o Saberes Suas, buscamos uma ação que possa de forma estratégica e complementar também contribuir para o aprimoramento e o aperfeiçoamento da formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema”, destacou o diretor, lembrando que o CapacitaSuas é descentralizado para estadose o DistritoFederal, enquanto o Saberes Suas é uma ação da gestão federal.
A aula magna teve como palestrantes a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora Antenora Siqueira; e do controlador-geral do município de Mariana-MG, Juliano Barbosa. A professora doutora Antenora Siqueira lembrou que as emergências são situações inesperadas e que o Sistema precisa estar pronto para atuar quando necessário, por isso a necessidade de capacitação contínua aos trabalhadores do Sistema.
Compareceram ao evento, o gestor da Setas, Zorivan Monteiro de Castro Soares; a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Palmas, Simone Sandri; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Simone Bomfim Braga; a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas); a secretária executiva da Setas, Simone Brito; diversos prefeitos municipais, secretários municipais de assistência social, e demais trabalhadores do Suas.
Trabalhadores do SUAS no Tocantins
O Tocantins está entre os dez estados que conseguiram executar as metas pactuadas do Programa CapacitaSuas e, além de ainda possuir saldo em conta, já tem previsão para ofertar mais cursos aos trabalhadores do Suas.
O secretário Zorivan Monteiro de Castro Soares, na ocasião representando o Governo do Tocantins, falou da importância das capacitações para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social no estado. “O Governo do Tocantins, por meio da Setas, não mede esforços para capacitar os trabalhadores do Suas em todos os nossos municípios. O Estado pactuou 725 vagas e executou 916, o que equivale a 126% de execução do programa CapacitaSuas”, destacou o secretário.
O Tocantins tem 654 vagas para capacitação por meio do Saberes Suas. São 330 vagas homologadas para o nível médio e 324 para o nível superior.
Saberes SUAS
A Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberespara o Sistema Único de Assistência Social(Saberes Suas) é uma iniciativadagestãofederal ancorada nos princípios e diretrizes da Política Nacional deEducaçãoPermanentedoSuas(PNEP/Suas). A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema.
São ofertados 9 mil vagas em dois cursos na modalidade à distância, gratuitos e com certificado de conclusão. Metade das vagas é destinada aos trabalhadores em funções de nível superior, com carga horária de 120 horas, e a outra metade aos trabalhadores em funções de nível médio, com carga horária de 100 horas, priorizando os estados que alcançaram a meta do programa CapacitaSuas.
CapacitaSuas
O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Sistema para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do mesmo nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.
Mín. 23° Máx. 26°