
A cúpula e Anexo I do Senado serão iluminados de vermelho, nesta segunda-feira (13), para lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado internacionalmente em 14 de junho. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e enfatiza a importância das transfusões para a saúde pública global.
Em 2022, cidades como Brasília e São Paulo emitiram alertas sobre o baixo estoque em seus hemocentros e pediram a ajuda dos voluntários. De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em janeiro deste ano a capital registrou a pior média de bolsas de sangue coletadas por dia dos últimos dois anos, apenas 127.
Para ser doador, a pessoa precisa cumprir alguns pré-requisitos, como pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da transfusão, não ter tido malária, entre outros. A lista completa pode ser consultada no site do hemocentro.
O pedido para a iluminação foi realizado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).
Senado Federal Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Senado Federal Prazo para denúncia de violência doméstica agora é de 12 meses
Senado Federal MP viabiliza R$ 8 bilhões em empréstimos para companhias aéreas Mín. 23° Máx. 24°