
A Prefeitura de Bataguassu, por meio Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu no decorrer do mês de maio, ações alusivas ao Maio Laranja – Mês de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo a coordenadora municipal do Creas, Elaine Kotay Lira, o intuito das atividades foi mobilizar e conscientizar a sociedade de uma forma geral sobre a gravidade da violência sexual e convocá-los para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Elaine explica que o encerramento da campanha foi realizado na terça-feira, dia 31 de maio, com a realização de uma palestra voltada às famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A atividade ocorreu no período da manhã, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no município, onde foram repassadas orientações sobre as formas de abuso infanto-juvenil, formas de acolhimento da vítima de violência e quais órgãos recorrer para proceder denúncias. Na ocasião, foram entregues materiais da campanha e brindes. O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhou a atividade.
Outras palestras sobre o tema, com entrega de material da campanha, segundo a coordenadora, também ocorreram no Assentamento Santa Clara durante a Ação Social ocorrida no dia 30 de abril; no Instituto Mirim nos dias 19, 20, 30 e 31 de maio; e na Escola Estadual “Peri Martins” no dia 25 de maio. “Esse trabalho de sensibilização e prevenção é muito importante para combatermos juntos o abuso e a exploração de crianças e adolescentes”, finalizou a coordenadora.
MOBILIZAÇÃO
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
Neste sentido o Creas, órgão responsável no município pelo acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos realiza anualmente campanhas e ações com intuito de sensibilizar a população sobre o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolesces bem como formas e acolher a vítima de violência e onde denunciar.
Todos podem contribuir para o combate ao abuso e exploração sexual denunciando casos por meio do disque 100, Conselho Tutelar e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção infantojuvenil (Creas, PM, Polícia Civil e Assistência Social).
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°