
A equipe especializada do Governo de São Paulo que integra a missão brasileira de ajuda humanitária chegou em La Guaira, na Venezuela, no início da madrugada deste sábado (27).
A equipe paulista é composta por 13 bombeiros militares, sendo dois médicos militares, um agente da Defesa Civil do Estado e dois cães de busca, todos especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas (USAR), seguindo protocolos internacionais para atuação em desastres.
O grupo atua em apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país e integra a força-tarefa brasileira dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, mobilizada para apoiar as equipes locais nas operações de resgate.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, após o processo de imigração, os profissionais foram encaminhados a um campo de futebol onde funciona a base de apoio às delegações internacionais.

A equipe brasileira ficará junto com delegações da França e Argentina. O posto de comando montado pelas equipes do Brasil é autossuficiente, com barracas especiais resistentes a climas extremos e separadas por setores especializados.
Há espaço para a Defesa Civil, para o canil, para os médicos e para os bombeiros, além de área de apoio para descarga dos equipamentos pesados utilizados nas ações de busca e salvamento.
O capitão César Tadeu, da Defesa Civil de São Paulo, atua conjuntamente com os integrantes da Defesa Civil nacional nas ações de acolhimento das vítimas do terremoto.
Durante a missão de duração prevista de 15 dias, a equipe atuará em operações de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas, empregando equipamentos especializados, cães de busca e técnicas internacionalmente reconhecidas para localização, acesso e salvamento de pessoas soterradas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP envia equipe especializada para missão humanitária na Venezuela
Os profissionais também prestarão apoio humanitário à população afetada, colaborando nas ações coordenadas pelas autoridades locais.
A missão brasileira contará com um efetivo total de 44 profissionais, reunindo integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
A participação de São Paulo reforça a capacidade técnica do Estado em operações de proteção e defesa civil e sua experiência em missões humanitárias de alta complexidade. Em 2023, equipes paulistas integraram a missão brasileira de resposta ao terremoto na Turquia, atuando ao lado de forças internacionais em operações de busca e salvamento.
A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional diante de desastres.

Alagoas Semarh informa que chuvas diminuem, mas alerta para Estado de Atenção
São Paulo ‘Rei da máfia dos fiscais’ é capturado pela Polícia Militar de SP durante evento em Mairiporã
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
Cuiabá - MT Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
Cidades Prefeitura manifesta pesar pelo falecimento da servidora Noeme Silva Santos
Cidades Operação do transporte coletivo será alterada nesta segunda-feira por conta do jogo da Seleção Brasileira
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
Cidades Partida do Campeonato Masculino de Futebol Amador deste sábado é transferida para o Estádio Lomanto Júnior
Gurupi - TO Arraiá da Amizade 2026 movimenta economia de Gurupi e fortalece geração de renda para comerciantes locais Mín. 25° Máx. 26°