
OMinistério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque nacional durante o 3° Seminário Diálogos para a Eliminação das Hepatites Virais, realizado em Brasília-DF, que iniciou nesta quarta-feira, 24. O estado de Rondônia foi selecionado numa chamada pública para apresentar o relato de experiência regionalizada, que consolidou a ação entre as 10 principais iniciativas exitosas do país na organização da rede de atenção à saúde.
A apresentação da Agevisa/RO abordou o tema “Desafios e Estratégias para a Implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Rondônia: Relato de Experiência nas Regiões Madeira Mamoré e Vale do Jamari”. Além da ação da Agevisa/RO, a Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia) também recebeu destaque.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento é resultado das ações realizadas pelo governo do estado com assistência à saúde que englobam a qualificação dos profissionais de saúde, o fortalecimento da vigilância epidemiológica, reuniões técnicas, distribuição de insumos e campanhas educativas integradas com as secretarias municipais.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, unir planejamento estratégico à execução pontual nos municípios fortalece a rede de enfrentamento e impulsiona a eliminar as hepatites virais em todo o estado. “Estar entre as melhores experiências do Brasil evidencia a vigilância em saúde de Rondônia e a gestão das ações realizadas”, ressaltou.

AÇÃO INTEGRADA
A iniciativa foi apresentada em Brasília pela coordenadora estadual das hepatites virais (NISTHV), Francilene Alves de Miranda, que enfatizou a importância de compreender a realidade de cada território para o sucesso do programa: “A implantação nessas regiões exigiu articulação entre os municípios e o Estado. Mapear as dificuldades locais e estabelecer fluxos estruturados de diagnóstico, prevenção, tratamento e monitoramento foi fundamental para alcançar o cidadão, oferecer o tratamento adequado e oportuno no SUS”.
Também foi destacada a experiência exitosa apresentada pela chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Fiocruz Rondônia, Dra. Deusilene Souza Vieira Dall’Acqua, referente à implantação e ao rastreamento do projeto piloto do exame de carga viral do vírus da hepatite D ou Delta (CV-HDV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
JULHO AMARELO
A Agevisa/RO reforça de forma que, por ser uma doença geralmente silenciosa, a prevenção com a vacinação contra a Hepatite B, o uso de preservativos, cuidados de não compartilhar materiais cortantes, orientações em escolas, universidades, unidades de saúde continuam sendo formas de proteção importante. As ações de conscientização ganham ainda mais força durante a mobilização anual do Julho Amarelo, período em que a Agevisa-RO intensifica os mutirões comunitários e o incentivo direto para que as pessoas realizem testes rápidos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios.
Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Cristian Alves e Franciele Miranda
Secom - Governo de Rondônia
São Paulo SP Produz: Governo entrega selos para 110 Cadeias Produtivas Locais
Piauí Pacto pelos Animais: Busão da Castração chega à zona sudeste de Teresina e realiza castrações gratuitas de cães e gatos
Legislativo - MT Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental
Dourados - MS Aced destaca retomada das obras da Feira Livre pela Prefeitura de Dourados
Bahia Jerônimo Rodrigues visita obra do Teatro Castro Alves, que reabre ao público em 1º de julho
São Paulo Locais de prova do Vestibular das Fatecs serão divulgados nesta quarta-feira (24)
Legislativo - MS Proposta utilidade pública à associação que oferece suporte aos profissionais de enfermagem
Piauí Busão da Castração chega à zona sudeste de Teresina e inicia nova etapa de atendimentos do Pacto pelos Animais
ALEMA Alema realiza minuto de silêncio em memória de Rosa Maria e Wiryland de Oliveira Mín. 23° Máx. 26°