Quarta noite do Arraiá da Conquista reúne milhares de pessoas na véspera de São João
A quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições Teopompo de Almeida nesta terça-feira (23), véspera d...
24/06/2026 às 04h56
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
A quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições Teopompo de Almeida nesta terça-feira (23), véspera de São João. O público acompanhou uma programação marcada por muito forró, animação e celebração das tradições nordestinas, em mais uma noite de grande participação popular no maior festejo junino de Vitória da Conquista.
A programação da noite contou com apresentações de Natanzinho Lima, Geraldo Cardoso, Amantes do Forró, Erlan Forrozão e Rony Barbosa. Do forró tradicional aos sucessos mais atuais, os artistas levaram ao palco repertórios que animaram o público e mantiveram o clima de festa durante toda a noite.
A prefeita Sheila Lemos fez uma avaliação positiva dos quatro dias do Arraiá da Conquista 2026 e destacou a grande participação do público em mais uma noite de casa cheia. Para ela, a Vila Junina tem sido um dos grandes destaques da festa. “A Vila é a coisa mais linda, as pessoas comem comida típica e dançam aquele forrozinho pé de serra juntamente com os artistas locais”, declarou. Sheila também ressaltou que o evento tem transcorrido com tranquilidade e sem registros de ocorrências graves.
A gestora agradeceu o trabalho das forças de segurança, das equipes de saúde e dos diversos órgãos municipais envolvidos na realização do evento, além do apoio da Coopmac pela cessão do espaço. Para Sheila, o sucesso do Arraiá da Conquista é resultado do esforço conjunto de muitas pessoas para entregar uma festa à altura do que merecem os moradores de Vitória da Conquista e de toda a região. “É a realização de muitas pessoas para que a gente consiga entregar à altura do que o povo de Vitória da Conquista e região merece. A melhor festa da Bahia, com certeza”, disse.
Continua após a publicidade
O Secretário Municipal de Cultura, Alecxandre Magno, celebrou o sucesso do Arraiá da Conquista e destacou que o resultado é fruto de um planejamento realizado em conjunto com a prefeita Sheila Lemos e da atuação integrada de todas as secretarias municipais. Segundo ele, a Secretaria de Cultura teve papel fundamental na realização da festa e conta com o empenho diário dos servidores para garantir a grandiosidade do evento. “É um momento de muita alegria. Nossa festa está sendo linda, as pessoas estão curtindo e toda a estrutura foi montada com muito carinho.”
Alecxandre também explicou que o fechamento temporário dos portões ocorre por questão de segurança e controle da capacidade do espaço, em uma operação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, acompanhada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Guarda Municipal, Defesa Civil, Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) e segurança privada contratada pela Prefeitura, com monitoramento por drones.
Para atender ao público que aguardava do lado de fora, a Prefeitura instalou um telão de LED na entrada do Parque de Exposições Teopompo de Almeida para transmitir os shows ao vivo. O secretário ressaltou ainda que Vitória da Conquista consolidou seu espaço no calendário junino da Bahia. “A cidade assumiu um protagonismo que nunca teve em relação ao São João. Acho que não tem mais volta. Vitória da Conquista entrou definitivamente no cenário dos festejos juninos e agora queremos buscar o título de melhor São João do Nordeste”, destacou.
A Vila Junina integrou a programação da quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 e ofereceu ao público um espaço que reuniu elementos característicos das celebrações juninas. Com cenários temáticos, iluminação especial e referências às tradições do interior nordestino, o ambiente oferece momentos de lazer e interação para moradores e visitantes que passaram pelo Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
No palco da Vila Junina, a programação musical ficou por conta de Carlos Vilela, Flôr de Tangerina, Ramon Roman e Tammy Teixeira. As apresentações garantiram o clima de festa durante toda a noite e ofereceram ao público mais uma opção de lazer dentro do Arraiá da Conquista, com repertórios que celebraram a música regional e valorizaram os talentos locais.
A noite também foi de consagração e celebração da democracia cultural para o veterano Carlos Vilela, compositor de mão cheia com mais de 30 anos de carreira e canções gravadas por ícones como Flávio José e Fagner. Para ele, o edital que o selecionou foi um divisor de águas para mostrar seu lado intérprete. “Para mim é uma honra estar no dia principal, o dia 23, aqui na Vila Junina fazendo o forró tradicional para dançar, que vem de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. O edital da Prefeitura é uma coisa democrática, porque quando você não está exposto na grande mídia, tem uma certa dificuldade de acessar esses espaços. A Prefeitura, sabiamente, criou esse edital de maneira clara e objetiva. Estou feliz por ter sido contemplado. No show, a gente faz esse mix, intercala canções autorais com as músicas já consagradas desses grandes nomes”.
A psicóloga conquistense Charlene Rocha aproveitou a oportunidade para fortalecer os laços familiares e curtir a festa ao lado do marido e das filhas. “É um espaço muito legal e dá pra trazer a família. Estou com minha família aqui e achei tudo muito organizado: boa música, boa gente, boa comida. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, relatou, evidenciando o clima seguro e hospitaleiro do evento.
Economia Solidária: do quentão ao bolo típico
A programação do Arraiá da Conquista 2026 também abre espaço para a geração de renda e o fortalecimento do comércio local. Dentro do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, 35 das 100 barracas instaladas no evento são reservadas para o projeto Economia Solidária, com comércio de produtos confeccionados por trabalhadores do município.
A ação, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e amplia as oportunidades de comercialização para os expositores durante os festejos juninos. Quem visita o espaço encontra a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos produtores locais, além de contribuir para a sustentabilidade financeira de famílias que encontram no cooperativismo e no microempreendedorismo a sua principal fonte de subsistência.
Para o assessor especial Lucas Batista, a forte presença do setor cumpre uma diretriz clara da gestão municipal de priorizar o desenvolvimento social e a renda da comunidade local. “A Prefeitura fez questão de enfatizar a participação assídua de cada integrante das associações, justamente por ser um meio de renda e sobrevivência para essa população. O público, com esse frio que está fazendo, está esquentando a economia solidária comprando na mão deles. Esse resultado com certeza será uma renda que vai durar por vários meses em cada lar. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico atua para valorizar a economia local: 99% do público que está trabalhando no Arraiá da Conquista é daqui, o que significa que a renda fica no município e se multiplica, gerando novos empregos”, destacou o assessor.
Enquanto para alguns a festa é o ponto de partida, para outros é o momento de consolidar marcas tradicionais da cidade. Sandra Souza Lima Amaral, proprietária da marca Sandra Cakes há dez anos e integrante da Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses (Aspec), ressalta o impacto do suporte do Governo Municipal. “É muito bom ter esse espaço exclusivo. Acaba ajudando a gente de alguma forma a trabalhar, divulgar e vender nossos produtos”, avalia.
A cliente Larissa Prado relata que prioriza o consumo nesses espaços justamente pelo impacto social gerado. “Eu valorizo muito isso e prefiro fazer as minhas compras nessas barracas. Os produtos são muito gostosos. Super apoio que o governo municipal dê prioridade para esse público, porque há uma variedade de opções e tem público para tudo. É uma iniciativa muito importante para agradar a todos”, disse.
Festa recebe avaliação positiva do público
Essa combinação de ritmos, o capricho na estrutura e o clima de tranquilidade foram os pontos altos para quem foi curtir a véspera de São João. O vidraceiro Thalis Lima, de 19 anos, que compareceu caracterizado ao Parque de Exposições, ressaltou a evolução do evento em relação às edições anteriores. “Eu vim para meter dança e curtir, já estou muito feliz. Estou vindo todos os dias e hoje está sendo incrível; a estrutura está linda e não me decepcionou nenhum dia. Como estive aqui no ano passado, deu para perceber que teve muita melhoria em relação ao ano anterior, principalmente porque está tudo bem mais organizado na questão da segurança”, elogiou o jovem.
A professora Inês Costa, que viajou de Salvador para conhecer o município e curtir o evento pela primeira vez, relatou a experiência positiva: “Estou achando maravilhoso. É a minha primeira vez em Vitória da Conquista e também no Arraiá, estou gostando bastante. Chegamos no domingo e já tínhamos vindo na segunda-feira para acompanhar o show de Pablo, que foi muito bacana, com uma galera boa. Hoje o plano principal foi retornar para assistir ao Natanzinho”, relatou a turista.
Já para Marcos Bezerra, que veio curtir a véspera de São João ao lado da família, a expectativa para a noite são as melhores. “É uma grande festa, a Prefeitura está de parabéns pela organização e magnitude do evento; o povo de Conquista merece, nós já estamos começando a construir uma tradição. Que a gente possa ter um São João em família, com grandes atrações e diversões”, contou. Sua esposa, Jeane Bezerra, elogiou a gratuidade do evento. “Isso é importante para que todos tenham acesso a essas atrações maravilhosas, além de contemplar a necessidade da família e de todas as pessoas da comunidade”, concluiu.
Para Vinícius Souza, que veio curtir a sua primeira noite do Arraiá ao lado dos amigos, a festa está espetacular. “As atrações deste ano estão incríveis, todos os dias temos a expectativa de assistir o show de algum artista diferente. Está tudo bem diversificado, o que agrada vários públicos. Já estou ansioso para amanhã, sou muito fã da Joelma”, destacou.
O Arraiá da Conquista continua nesta quarta-feira (24), dia de São João, com mais uma noite de shows no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Sobem ao palco a cantora Joelma, o sanfoneiro Mestrinho, a banda Beijo Apimentado e a artista Jô Almeida, que prometem manter o clima de celebração no último dia de festa e não deixar ninguém parado.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.