

Naiara e o pequeno Levi
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal cada dia é uma oportunidade de cuidar, acolher e criar vínculos. E foi com esse olhar de amor e humanização que a equipe da Neonatologia realizou um ensaio fotográfico especial com seus pequenos pacientes, celebrando a cultura nordestina e levando um pouco da alegria dessa tradição para dentro da unidade.
Enfermeira e coordenadora da UTI, Alda Nery relatou que a iniciativa teve como propósito valorizar as raízes culturais, proporcionar momentos de afeto e tornar mais leve a jornada vivenciada pelas famílias durante a internação dos seus bebês. Ela acrescentou que “as mamães também são homenageadas nesse momento especial. Mulheres que deixaram de lado a festa, os encontros e muitos momentos pessoais para permanecerem diariamente ao lado dos seus filhos, acompanhando cada evolução, conquista e cada pequena vitória dentro da UTI Neonatal”.

Alda
Segundo a coordenadora, mais do que fotografias, o ensaio representa a essência do cuidado humanizado, que é o de enxergar cada bebê não apenas como um paciente, mas como um pequeno cidadão, com identidade, história, família e sonhos. “A Neonatologia entende que cuidar de um recém-nascido vai além da assistência técnica. É oferecer segurança, acolhimento, respeito e criar memórias afetivas mesmo em um ambiente de alta complexidade, porque por trás de cada incubadora existe uma família, uma história e um amor imenso que também precisa ser cuidado”.
A dona de casa, Naiara Jesus Santos, mãe de Levi que nasceu prematuro de 34 semanas, elogiou a iniciativa. Ele recebeu um pequeno chapéu de palha e uma gravata caracterizada. “Alegria. Com a roupinha ele ficou todo estiloso. A iniciativa mostra que estão pensando nestas crianças. Ele está aqui, ainda sem poder respirar direito e nos ver. Aí traz uma alegria para a mãe e para o bebê”.

Vanderléia e a pequena Ana Vitória
Para a dona de casa Vanderléia da Silva Sousa Honorato, mãe de Ana Vitória da Silva Honorato, prematura de 26 semanas e um dia, o importante foi deixar registrado o momento. A pequena recebeu um lenço na cabeça e uma saia típica da ocasião. “Eu sou cristã, então eu não comemoro São João, mas a foto é para vermos depois de um tempo como era. Importante o hospital ter essa iniciativa, porque vai ficar de recordação deste período que as crianças passaram aqui na UTI. E lá na frente vamos ver a evolução”.
Sergipe Governo de Sergipe garante proteção e dignidade para pessoas que menstruam com o programa Cuidar-SE
Infraestrutura Seinfra apresenta avanços em infraestrutura, mobilidade e concessões durante o Assembleia Fiscaliza
Acre Educação do Acre realiza visitas técnicas às escolas de Senador Guiomard
São Paulo Metrô de SP terá distribuição gratuita de álbuns da Copa e pontos de doação de figurinhas
Rondônia Trecho da RO-010 entre Monte Negro e Cacaulândia recebe serviços de manutenção do governo de RO
Alagoas Digitais desvendam identidade de homem que utilizava documento adulterado
Mato Grosso do Sul MS mantém excelência na gestão fiscal pelo sexto ano consecutivo em ranking nacional do Tesouro
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre
Piauí Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar Mín. 23° Máx. 25°