
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O inspetor Matheus Lima, chefe do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Maranhão (PRF), participou, nesta terça-feira (23), do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Ele fez um relato sobre ação educativa em alusão aos 18 anos da Lei Seca no Brasil.
Durante a entrevista, o inspetor Matheus Lima explicou ao jornalista Ronald Segundo que a fiscalização da Lei Seca nas rodovias federais pela PRF adota tolerância zero para a combinação de álcool e direção. Os motoristas flagrados estão sujeitos a autuações rigorosas, retenção do veículo e, em casos mais graves, prisão em flagrante por crime de trânsito.
“Para nós, da PRF, a Lei Seca não é apenas uma lei. É uma ferramenta para preservar vidas. Por essa razão, reforçamos a importância da conscientização sobre os riscos da combinação entre álcool e direção”, declarou Matheus Lima.
Ele acrescentou que a PRF celebrou, na sexta-feira (19), a maioridade da lei que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para incluir a tolerância zero na fiscalização da mistura álcool e direção ao volante. Para marcar a data, foi realizada uma operação nacional de fiscalização e orientação aos motoristas sobre os riscos da embriaguez na condução de veículos.
Infração gravíssima
Popularmente conhecida como “Lei Seca”, a Lei 11.705, de 2008, zerou a margem que existia até então e que livrava de punição motoristas que dirigissem após o consumo de pequenas quantidades de álcool. Com a alteração do CTB, conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo passou a caracterizar infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. A legislação tornou a recusa em se submeter ao teste do etilômetro o equivalente ao teste positivo para embriaguez ao volante, com as mesmas sanções.
“É importante frisar que a Lei Seca impôs profundas mudanças no planejamento e no modelo de fiscalização da PRF e de outras forças. A regulamentação do etilômetro – equipamento capaz de aferir com precisão a quantidade de álcool presente no organismo por meio da análise do ar exalado dos pulmões (ar alveolar) – só aconteceu em 2011. Antes, o exame era feito por meio do bafômetro, um processo químico que identificava apenas a presença de álcool no motorista, mas não a quantidade. Por isso existia a tolerância eliminada pela lei”, explicou o inspetor.
Referência
Matheus Lima salientou que, passados 18 anos, a PRF tornou-se referência no combate à embriaguez ao volante nas rodovias federais. A Lei Seca entrou em vigor em 19 de junho de 2008 e representou um importante avanço para a segurança viária no Brasil ao estabelecer tolerância zero para a combinação de álcool e direção. “Ao longo desses 18 anos, a legislação contribuiu para a redução de sinistros graves e para a consolidação de uma cultura de maior responsabilidade no trânsito”, assinalou Matheus Lima.
Ele frisou ainda que ações educativas e de fiscalização são fundamentais para a construção de um trânsito mais seguro. Além de coibir infrações, essas iniciativas fortalecem a conscientização dos usuários das rodovias e reforçam a mensagem de que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
São Paulo Campanha do Agasalho 2026 mobiliza população e arrecada R$ 1,5 milhão para compra de cobertores em SP
Cidades Coleta de lixo em Vitória da Conquista será retomada com 60% do efetivo
Mato Grosso do Sul Minha Casa, Minha Vida: Agehab recebe inscrições para interessados em moradia em condomínio sustentável
São Paulo Moradores da comunidade na Zona Sul de SP recebem água tratada e coleta de esgoto
São Paulo Livros esquecidos na estante? Feira na Faculdade de Educação da USP promove troca de exemplares
Acre Governo do Acre realiza avaliação do Caica para aprimorar atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência Mín. 23° Máx. 25°