Tuesday, 23 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Cultura Cultura

Academia de Letras dos Campos Gerais realiza reunião itinerante em Piraí do Sul

Encontro reuniu acadêmicos, escritores, autoridades e comunidade em ação de valorização da literatura e da cultura regional

23/06/2026 às 15h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Piraí do Sul - PR
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Piraí do Sul - PR
Foto: Reprodução/Prefeitura de Piraí do Sul - PR

Piraí do Sul sediou, no último sábado (20), a 8ª Reunião Ordinária Itinerante da Academia de Letras dos Campos Gerais. O encontro foi realizado na Câmara Municipal e integrou o projeto “A Academia de Letras é dos Campos Gerais”, iniciativa que busca aproximar a instituição dos municípios da região, incentivar a produção literária e valorizar os escritores locais.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A programação reuniu acadêmicos, escritores, autoridades e representantes da comunidade. Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Mariana Zadra Gabriel Ferreira; o diretor municipal de Cultura, Rogério dos Santos; a representante do Núcleo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Elenice Flügel; além de autores locais e integrantes de diversos segmentos culturais.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A abertura da sessão foi conduzida pelo presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, Sérgio Monteiro Zan. Como parte da programação cultural, a Oficina de Dança Gaúcha do Centro Municipal de Cultura realizou uma apresentação coordenada pela professora Maria de Lourdes.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Durante o encontro, a escritora e acadêmica Luísa Cristina dos Santos Fontes, presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, apresentou um panorama sobre a trajetória e a contribuição das escritoras piraienses Dalva Ferreira Fanchin e Vera Vargas para a literatura paranaense.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A programação também contou com a participação de escritores do município, entre eles Marcelo Zanello Milléo, Rafaella Martins de Oliveira e Felipe Martins de Oliveira, que contribuíram para o intercâmbio literário promovido durante o evento. Na ocasião, o acadêmico Carlos Mendes Fontes Neto, diretor da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, realizou a doação de livros à Prefeitura de Piraí do Sul, enquanto escritores locais também destinaram exemplares para o acervo da Biblioteca Paranista.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ao final da reunião, o presidente Sérgio Monteiro Zan agradeceu a acolhida do município e destacou a importância da união entre instituições culturais, poder público, escritores e comunidade para o fortalecimento da cultura e da literatura regional.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A realização da reunião itinerante reforça o compromisso da Academia de Letras dos Campos Gerais com a preservação da memória, a valorização dos autores regionais e a ampliação do acesso à cultura, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural dos Campos Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários