
A7ª edição dos Jogos Internos da Seduc (Jis 2026) teve início no sábado (11), e segue até junho de 2026. O evento tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, combater o sedentarismo e promover a integração entre os servidores da educação estadual. Os jogos reúnem servidores efetivos, comissionados, emergenciais, cedidos e estagiários vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), setores associados, Superintendência Regional de Educação de Porto Velho (Super/PVH) e escolas estaduais do município.
A programação, realizada pela Gerência de Saúde e Segurança Ocupacional (GSSO), já está em andamento e inclui diferentes modalidades esportivas ao longo dos próximos meses. O futsal masculino até 39 anos teve partidas realizadas no dia 11. Já a categoria acima de 40 anos acontece nos dias 18 de abril e 9 de maio. O vôlei masculino está marcado para o dia 16 de maio, enquanto o vôlei feminino será disputado no dia 23 de maio. Em junho, a programação segue com a queimada feminina no dia 13; e o tênis de mesa masculino no dia 20.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os Jogos Internos constituem uma importante estratégia de promoção da saúde e do bem-estar, gerando impactos positivos na qualidade de vida de cada servidor.
O servidor da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), Denis Braz, que já participou de todas as edições dos Jogos Internos, competindo nas modalidades de futsal e vôlei, ressaltou o papel relevante da iniciativa que promove qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Participar deste evento é uma forma de cuidar da saúde e também aliviar o estresse. Às vezes, precisamos dessas atividades para nos desligar um pouco e retornar melhor às rotinas profissionais.”

O estagiário da Cefacee, Gleysson Façanha, enfatizou a experiência como oportunidade de vivência no ambiente institucional. “A participação nos Jogos Internos representa uma oportunidade de integração institucional, ao mesmo tempo em que incentiva a adoção de hábitos saudáveis.”
A psicóloga Carla Almada, da GSSO, destacou a importância do cuidado integral com os servidores, indo além da saúde física e da qualidade de vida, com atenção especial à saúde mental. “O trabalho da gerência é fundamental para fortalecer esse cuidado e promover mais bem-estar no ambiente de trabalho.”
PROMOÇÃO DA SAÚDE
A realização do Jis 2026 está alinhada às diretrizes de promoção da saúde no trabalho, considerando que a atividade física regular contribui para a redução do estresse, ansiedade e doenças crônicas, além de melhorar o desempenho cognitivo e a socialização.
Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Bruno Fonseca
Secom - Governo de Rondônia
Cidades Quarta noite do Arraiá da Conquista reúne milhares de pessoas na véspera de São João
Cidades Geraldo Cardoso e Rony Barbosa encerram quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 com casa cheia
Cidades Vila Junina se consolida como cenário de memórias vivas e o espaço mais acolhedor do Arraiá da Conquista
Sergipe Véspera de São João reúne diferentes estilos musicais e anima público no Arraiá do Povo
Cidades Fenômeno do brega, Natanzinho Lima arrasta multidão no Arraiá da Conquista
Acre Feira de Economia Solidária movimenta abertura do Arraial Cultural 2026 na Gameleira com vendas de alimentos e artesanato
Atibaia - SP Condições climáticas adiam desfile cívico de aniversário de Atibaia; ato cívico e atrações de aniversário estão mantidos
Caruaru - PE AMC abre credenciamento de autoescolas e centro de formação de condutores para o projeto “CNH na Mão”
Acre Polícia Civil do Acre amplia equipe do Qualivida e reforça assistência à saúde física e mental dos servidores Mín. 23° Máx. 26°