
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nessa segunda-feira, 13, a Plenária Evolutiva da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), reunindo representantes do Conselho Nacional, gestores municipais, conselheiros e integrantes da sociedade civil organizada. O encontro teve como objetivo avaliar os avanços após a etapa nacional e alinhar estratégias para o fortalecimento das políticas de igualdade racial em Sergipe.
Durante a abertura, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância do momento como espaço de construção coletiva e fortalecimento institucional. “A promoção da igualdade racial é uma pauta permanente da nossa gestão. Reunir diferentes atores para avaliar, planejar e avançar nas políticas públicas é essencial para garantir que as ações cheguem de forma efetiva à população, especialmente a quem mais precisa”, afirmou.
A programação da plenária foi dividida em dois momentos. Pela manhã, foi realizada uma capacitação voltada aos novos conselheiros municipais de promoção da igualdade racial, com foco no fortalecimento do controle social e na atuação dos colegiados nos municípios.
De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Seasic, Ianne Cavalcante, o encontro reforça o compromisso do estado com a pauta. “A Plenária Evolutiva da Conapir acontece em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, recebe representantes do Conselho Nacional para, junto com a sociedade civil organizada, debater avanços e encaminhamentos após o processo de conferência, para que possamos traçar caminhos eficazes na promoção da igualdade racial no estado de Sergipe”, destacou.
No período da tarde, o foco foi a apresentação dos resultados da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília, com a prestação de contas das propostas aprovadas e a discussão sobre os próximos passos para a implementação das políticas nos territórios.
Representando o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Nuno Coelho ressaltou o crescimento da estrutura de participação social no estado. “Da conferência nacional até hoje, tivemos um aumento significativo na criação de conselhos municipais de igualdade racial. Pela manhã, realizamos uma oficina para orientar esses novos conselheiros sobre suas atribuições. Já à tarde, reunimos gestores para apresentar o caderno de resoluções da 5ª Conferência, com proposições que agora devem ser transformadas em planos municipais e no plano estadual de promoção da igualdade racial”, explicou.
A plenária reforça a importância da articulação entre estado, municípios e sociedade civil para garantir a efetivação das políticas públicas, com foco na redução das desigualdades e na promoção de direitos. Em Sergipe, a pauta da igualdade racial segue como prioridade dentro das ações de direitos humanos desenvolvidas pela Seasic, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado com uma sociedade mais justa e inclusiva.



Cidades Quarta noite do Arraiá da Conquista reúne milhares de pessoas na véspera de São João
Cidades Geraldo Cardoso e Rony Barbosa encerram quarta noite do Arraiá da Conquista 2026 com casa cheia
Cidades Vila Junina se consolida como cenário de memórias vivas e o espaço mais acolhedor do Arraiá da Conquista
Sergipe Véspera de São João reúne diferentes estilos musicais e anima público no Arraiá do Povo
Cidades Fenômeno do brega, Natanzinho Lima arrasta multidão no Arraiá da Conquista
Acre Feira de Economia Solidária movimenta abertura do Arraial Cultural 2026 na Gameleira com vendas de alimentos e artesanato
Atibaia - SP Condições climáticas adiam desfile cívico de aniversário de Atibaia; ato cívico e atrações de aniversário estão mantidos
Caruaru - PE AMC abre credenciamento de autoescolas e centro de formação de condutores para o projeto “CNH na Mão”
Acre Polícia Civil do Acre amplia equipe do Qualivida e reforça assistência à saúde física e mental dos servidores Mín. 23° Máx. 26°