
A Diretoria Regional de Ensino (DRE), da Seduc, em Tucuruí, realizou uma capacitação, na última quinta-feira (9), sobre a Lei Lucas (atendimento de primeiros socorros a estudantes) para servidores da rede estadual de ensino, por meio do programa Escola Segura, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A atividade foi realizada no auditório de uma unidade de saúde e totalizou quatro horas de formação teórica e prática.
A iniciativa integra as ações voltadas à aplicação dos protocolos de segurança da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o objetivo de preparar profissionais da educação para agir em situações de emergência no ambiente escolar.
Durante a formação, os participantes receberam orientações sobre primeiros socorros e participaram de atividades práticas conduzidas pelos enfermeiros, que destacaram a importância do preparo adequado para situações que exigem atendimento imediato.
A formação foi acompanhada pelo dirigente, professor Jeferson Garcia, e pelo assessor militar da educação, coronel da Polícia Militar da reserva Marcus Vinícius.
Programa Escola Segura -Criado em 2023, o programa Escola Segura foi instituído pela Lei Estadual nº 9.900 e tem como objetivo garantir que as escolas sejam ambientes seguros, colaborativos, inclusivos e protetivos, com foco na prevenção e no enfrentamento de diferentes formas de violência.
Segundo a coordenadora do Núcleo Psicossocial Estudantil da Seduc, Larissa Castro, o programa integra diferentes áreas da Secretaria para fortalecer as ações de proteção no ambiente escolar.
“O Programa Escola Segura foi criado para garantir que as escolas sejam ambientes seguros, colaborativos e protetivos. A atuação conjunta entre a Polícia Militar, por meio do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, e a Assessoria de Convivência Educacional fortalece as ações de prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência no ambiente escolar”, explicou Larissa
Entre as ações desenvolvidas pelo programa estão formações voltadas ao combate ao bullying e ao cyberbullying, manejo de crises em saúde mental e enfrentamento à violência no ambiente escolar, além da produção de protocolos que auxiliam os profissionais da educação no encaminhamento de situações que envolvem estudantes e comunidade escolar.
A iniciativa reforça o compromisso da rede estadual de ensino com a promoção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e preparado para lidar com diferentes situações do cotidiano escolar.
A Lei Lucas (Lei 13.722/2018) torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas da educação básica e recreações infantis. A intenção é prevenir fatalidades como o caso de Lucas Begalli (2017). O menino, de 10 anos de idade, perdeu a vida em um simples passeio escolar. Ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada.
Texto de Walter Afonso, com supervisão de Lilian Guedes / Ascom Seduc
Cidades Arraiá da Conquista: Jô Almeida e Saliva Doce fazem a festa no palco principal no último dia de festa
Sergipe Amor pelos festejos juninos reforça orgulho de ser sergipano na Vila do Forró
Bahia Em clima de Copa e São João, Pelourinho encerra festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações
Sanepar Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR
Parauapebas - PA Parauapebas vibra com vitória do Brasil em noite de Festa na Praça dos Esportes Radicais
Acre Há 35 anos como ambulante, Fábio Luiz de Oliveira mantém tradição no Arraial Cultural
Bahia Plantão Integrado fortalece proteção de crianças e adolescentes no São João em Amargosa, Cachoeira e Camaçari
TRÂNSITO SEGURO Férias de julho: Detran orienta condutores a regularizarem CNH e licenciamento antes de viajar
Receita Estadual Receita Estadual publica pontuação definitiva dos municípios no Programa de Integração Tributária do segundo semestre de 2025 Mín. 25° Máx. 26°