
Ogoverno de Rondônia está promovendo, entre os dias 6 e 10 de abril, uma série de ações de educação ambiental nos distritos de Porto Velho, com foco na prevenção às queimadas e na conscientização da população. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) e faz parte das ações do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas e Incêndios Florestais no estado.
A programação teve início no distrito de Nova Califórnia e segue ao longo da semana com atividades em Extrema, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, levando orientações diretamente às comunidades locais. As ações incluem palestras em escolas, com foco na formação de crianças e adolescentes, além de abordagens educativas com comerciantes e moradores, reforçando a importância da prevenção durante o período de estiagem.
Durante as atividades, as equipes também orientam sobre o descarte correto de resíduos sólidos e a preservação dos recursos naturais, destacando práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia. A iniciativa busca fortalecer a conscientização ambiental na região, contribuindo para a redução de queimadas e para a proteção do meio ambiente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações de educação ambiental desenvolvidas no estado são fundamentais para a preservação dos recursos naturais e a conscientização da população. “Estamos trabalhando de forma contínua para levar informação e orientação às comunidades. A educação ambiental é uma ferramenta essencial para prevenir queimadas, preservar o meio ambiente e garantir um futuro mais sustentável para todos”, ressaltou.
Segundo a coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, os trabalhos desenvolvidos nos distritos têm como foco principal aproximar a população das práticas de preservação e reforçar a importância da conscientização coletiva. “Nosso objetivo é levar informação de forma acessível, orientando tanto estudantes quanto comerciantes e moradores sobre a prevenção às queimadas, o descarte correto de resíduos e a preservação dos recursos naturais. Quando a comunidade se envolve, os resultados são mais efetivos e duradouros”, destacou.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, enfatizou que trabalhar a educação ambiental junto à população é essencial para fortalecer o pensamento consciente em todos. “A conscientização é uma das ferramentas mais eficazes que temos para prevenir queimadas e reduzir os impactos ambientais. Quando levamos informação e orientação às comunidades, estamos contribuindo diretamente para a proteção do meio ambiente e para a qualidade de vida da população.”
Fonte
Texto: Jorge Fernando
Fotos: Lívia Balbino
Secom - Governo de Rondônia
Cidades Arraiá da Conquista: Jô Almeida e Saliva Doce fazem a festa no palco principal no último dia de festa
Sergipe Amor pelos festejos juninos reforça orgulho de ser sergipano na Vila do Forró
Bahia Em clima de Copa e São João, Pelourinho encerra festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações
Sanepar Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR
Parauapebas - PA Parauapebas vibra com vitória do Brasil em noite de Festa na Praça dos Esportes Radicais
Acre Há 35 anos como ambulante, Fábio Luiz de Oliveira mantém tradição no Arraial Cultural
Bahia Plantão Integrado fortalece proteção de crianças e adolescentes no São João em Amargosa, Cachoeira e Camaçari
TRÂNSITO SEGURO Férias de julho: Detran orienta condutores a regularizarem CNH e licenciamento antes de viajar
Receita Estadual Receita Estadual publica pontuação definitiva dos municípios no Programa de Integração Tributária do segundo semestre de 2025 Mín. 25° Máx. 26°