
O Governo de Sergipe encaminhou à Assembleia Legislativa um pacote de Projetos de Lei que prevê reajustes salariais entre 4,26% e 7% para cerca de 66 mil servidores ativos e inativos do Estado. As propostas abrangem diversas categorias do funcionalismo público e integram a política de valorização contínua dos servidores adotada pela gestão estadual desde 2023.
Entre os beneficiados estão os servidores vinculados aos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVs), que somam mais de 19 mil trabalhadores. Para esse grupo, o reajuste será de 7% a partir de abril. O pacote também prevê a ampliação das progressões por titulação, que passam de três para seis níveis. Segundo o governo, a medida reforça o incentivo à qualificação profissional. Com reajustes consecutivos nos últimos quatro anos — 10% em 2023, 10% em 2024, 10% em 2025 e 7% em 2026 —, esses servidores acumulam ganho de 42% no período.
A Polícia Penal também será contemplada com reajuste de 7%. Além disso, o governo propõe a redução do interstício para promoções, de quatro para três anos, e ampliação das titulações, de três para seis níveis.
Na área da Segurança Pública, os PLs propõem a concessão de dois avanços, de uma única vez, na gratificação de periculosidade, a partir de abril, para policiais civis, militares e bombeiros, totalizando cerca de 12,4 mil servidores ativos e inativos. A medida dá continuidade à política adotada desde 2023, quando passou a ser concedido um passo a cada ano na periculosidade. Para policiais civis e militares, também está previsto reajuste de 4,26% no subsídio. No caso dos militares, o pacote inclui ainda a equiparação do auxílio-invalidez e do Benefício Especial de Serviço Policial (Besp) ao salário mínimo de 2026.
No Magistério, que reúne mais de 21 mil vínculos entre ativos e inativos, o reajuste será de 5,4%, com efeito retroativo a janeiro, em conformidade com o piso nacional da categoria para 2026. O governo também propõe nova etapa da retomada da carreira, com avanços nos níveis interclasses: 7% para graduação, 10% para especialização, 15% para mestrado e 50% para doutorado.
Para a Coordenadoria-Geral de Perícias (Cogerp), as medidas incluem a atualização dos vencimentos da Polícia Científica por meio da reestruturação da Gratificação de Atividade Pericial Agregada (Gapa). Também está prevista a criação do Bônus de Eficiência do Servidor de Apoio à Perícia (Beap), voltado à valorização dos servidores gerais mais antigos da Cogerp.
Outras carreiras do serviço público estadual, como auditores fiscais, procuradores, gestores públicos (EPPGG) e servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), terão reajuste de 4,26%. O mesmo percentual será aplicado às Vantagens Pessoais Incorporadas (VPIs).
O pacote contempla ainda os empregados das empresas públicas estaduais. Nesses casos, os reajustes serão definidos por meio de negociação entre as categorias e os respectivos Conselhos de Administração.
Rondônia Ponte de madeira sobre o rio Novo Mundo é concluída na RO-267, em Alvorada do Oeste
Sergipe Unidades do Eixo Crítico do Huse garantem monitoramento contínuo e cuidado multiprofissional a pacientes de Alta Complexidade
Sanepar Sanepar e UFPR estudam peixe que atua como filtro e reduz gases do efeito estufa
Mato Grosso do Sul Ação integrada retira de circulação motocicleta com quase 300 mil reais em multas
Sanepar Sanepar e UFPR estudam peixe que atua como filtro e reduz emissão de gases do efeito estufa
CAPACITAÇÃO Programa QualificaTur forma mil profissionais para impulsionar turismo no oeste do Pará
DESCONTRAÇÃO Natea Caetés encerra primeiro semestre com ação de humanização em clima junino para usuários e familiares
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru valoriza a cultura e reconhece o legado de Jorge de Altinho e Amazan na Calçada da Fama do Forró
Bahia Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo reconhece produções que aproximam a ciência da sociedade Mín. 25° Máx. 26°