
“Ser exemplo para outras meninas que desejam começar na música”. Esse é o sentimento da violinista Luiza Aires, de 22 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) desde 2021 e que encontrou no grupo a realização de um sonho profissional. A presença feminina tem sido parte da trajetória da Orquestra desde sua criação, em 1996, e segue contribuindo para fortalecer a música de concerto no Pará.
Luiza iniciou sua trajetória na OSTP aos 17 anos, encontrando oportunidades de crescimento pessoal e artístico. Para a jovem musicista, ocupar o posto de violinista também representa abrir caminhos para outras meninas interessadas em seguir carreira na música. “Ser mulher e estar na OSTP é servir de exemplo para outras meninas que querem começar na música, seja como deleite, trabalho ou vivência da música na sua forma mais profunda e profissional”, afirma.
Atualmente, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz conta com 13 musicistas em sua formação, atuando em instrumentos como harpa, violoncelo, trompa, percussão, viola, violino e flauta, além da maestra assistente Laura Mathias Gentile, integrante desde março de 2025.
Presença feminina na música de concerto- De acordo com o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, a participação feminina faz parte da história da Orquestra desde a sua estruturação. “A presença feminina na OSTP existe desde o primeiro dia. Já era possível observar muitas profissionais, inclusive em papéis de liderança. É uma constante desde o início da Orquestra e que deve permanecer ao longo de toda a sua existência”, ressalta o maestro.
Ele também destaca a importância de ampliar o incentivo às mulheres na música orquestral. “Devemos criar ambientes acolhedores e respeitosos para que elas possam desenvolver seu talento e praticar sua arte, construindo suas carreiras. É fundamental incentivar as mulheres a participar cada vez mais do diálogo musical. Assim, a presença feminina seguirá crescendo na OSTP e em outras manifestações da música de concerto”, acrescenta.
Ao longo de sua história, a OSTP recebeu maestras convidadas, como Alba Bonfim, Mariana Menezes, Elena Herrera e Cibelle Donza. Esta última esteve à frente do concerto “Mulheres em Cena”, realizado no dia 3 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Na ocasião, Cibelle celebrou os dez anos de sua primeira passagem pela Orquestra. “Tenho uma relação muito especial com a OSTP, porque foi a primeira orquestra que regi e marcou o início da minha trajetória profissional como maestra, quando atuei como assistente. Ao olhar esse percurso, percebo o quanto cresci artisticamente”, conta.
Representatividade e formação- A participação feminina também se estende às apresentações que reúnem solistas e convidadas ao longo da temporada artística. Entre os nomes que já passaram pelo palco do Theatro da Paz acompanhadas pela OSTP estão Fafá de Belém, Adriana Azulay, Lígia Moreno e Thaina Souza, entre outras artistas.
Desde março de 2025, a assistência da Orquestra está sob responsabilidade da maestra Ana Laura Mathias Gentile, bacharel em Música com habilitação em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ela participou de momentos importantes da história recente do grupo, como o espetáculo que reuniu os dois corpos artísticos do Theatro da Paz - Amazônia Jazz Band e OSTP - com a participação do tenor Marcio Gomes.
Para Laura, incentivar a presença feminina na música orquestral deve começar ainda na formação de base. “Ao longo da minha formação e do meu mestrado, em Nova York, recebi muito incentivo. Ainda assim, sinto que há um longo caminho a percorrer para as mulheres regentes”, afirma.
Ela também destaca a importância da representatividade no meio musical. “Na nossa área, ainda é difícil ter referências próximas. Quando cursei o bacharelado em regência orquestral, eu era a única mulher da minha turma. Outras mulheres só ingressaram anos depois, e acabei me tornando uma referência. É sobre essa representatividade”, relata.
Três décadas de história- Em 2026, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz celebra 30 anos de história, arte e memória. Ao longo desse período, momentos marcantes contribuíram para a consolidação do grupo, como a criação do Festival de Ópera do Theatro da Paz, em 2002, além das tradicionais celebrações de aniversário da própria Orquestra.
Neste ano, a programação comemorativa inclui espetáculos no Theatro da Paz e concertos especiais em outros teatros e espaços culturais, reafirmando o compromisso com a formação de plateia e a ampliação do acesso à música de concerto no Pará.
FISCALIZAÇÃO Sefa apreende carga de quase 27 toneladas de polpas de frutas em Cachoeira do Piriá
São Paulo Laser alivia dores da amamentação e evita desmame precoce de bebês, aponta estudo da USP
Sergipe Flávio José e Elba Ramalho comandam último domingo no Arraiá do Povo
São Paulo Justiça decreta prisão de dois suspeitos de participação em atentado contra tenente da PM de SP
São Paulo Instituto de Pesca de SP aposta no futuro sustentável da tilapicultura brasileira com menos antibióticos e mais prevenção
São Paulo Metrô, CPTM, Poupatempo e Bom Prato têm operação especial por causa do jogo do Brasil nesta segunda (29); confira
Fazenda Jogo da seleção brasileira altera horário de entrega dos cartões do Devolve ICMS na segunda (29)
Bahia Governo do Estado entrega Mercado Municipal requalificado e autoriza novo frigorífico para fortalecer a economia de Camacã
Bahia Investimentos do Governo da Bahia em infraestrutura promovem o desenvolvimento rural de Macajuba Mín. 24° Máx. 26°