Monday, 22 de June de 2026
23°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Brasilândia - MS

Outubro Rosa em Brasilândia: autocuidado como ato de empoderamento feminino

Na manhã da última quinta-feira (09.10.2025), um clima de acolhimento e sororidade tomou conta da Secretaria Municipal da Mulher de Brasilândia. Lo...

13/10/2025 às 10h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Brasilândia - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS

Na manhã da última quinta-feira (09.10.2025), um clima de acolhimento e sororidade tomou conta da Secretaria Municipal da Mulher de Brasilândia. Logo cedo, às 08h, assistidas da pasta se reuniram para um encontro especial em alusão à campanha Outubro Rosa, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Mais do que um evento de conscientização, o momento foi um espaço de conversa aberta, onde o autocuidado foi apresentado como uma poderosa ferramenta de empoderamento.

O principal objetivo do bate-papo foi reforçar, de forma clara e sensível, a importância crucial dos exames preventivos contra o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Diante das participantes, a enfermeira Micaelly, com uma fala técnica mas ao mesmo tempo próxima, conduziu a conversa destacando a necessidade urgente de quebrar os tabus e o silêncio que ainda cercam a saúde feminina.

“Muitas de nós fomos criadas para cuidar de todo mundo e nos esquecer de nós mesmas. Mas a prevenção é um ato de amor próprio e também uma forma de empoderamento. Conhecer o próprio corpo, buscar os exames regularmente e falar sobre isso sem medo salva vidas”, afirmou a enfermeira durante a explanação. A fala ecoa o entendimento de que o diagnóstico precoce é, incontestavelmente, o maior aliado no aumento das chances de cura.

Para a secretária municipal da Mulher, Patricia Aparecida Lopes, iniciativas como essa vão além da informação. “Nosso papel aqui é criar uma rede de apoio. Este encontro não é só sobre passar instruções, é sobre mostrar a cada mulher presente que ela não está sozinha. Cuidar da saúde mental, se sentir amparada e compreendida é parte fundamental deste processo de cuidado integral”, destacou a gestora, ao lado de sua adjunta, Elis Andréia.

Continua após a publicidade

A ação conjunta entre as pastas da Mulher e da Saúde, comandada pela secretária Mara Nilza da Silva Adriano, evidencia uma estratégia municipal de enxergar a saúde de forma integral. A iniciativa buscou reduzir as barreiras que, muitas vezes, afastam as mulheres dos postos de saúde, seja por medo, falta de informação ou pela correria do dia a dia.

O evento reforçou que a luta contra o câncer começa no cuidado diário, no conhecimento do próprio corpo e na coragem de priorizar a própria saúde. Um lembrete de que, em Brasilândia, a mensagem do Outubro Rosa é levada a sério durante todos os meses do ano, como um compromisso permanente com a vida das mulheres.

Continua após a publicidade

Fonte:Assessoria de Imprensa

Autor:Assessoria de Comunicação

Continua após a publicidade

Local:Brasilândia

Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários