
A educação ambiental ganhou vida e cores na última sexta-feira (19) na Escola Municipal Antônio Henrique Filho, durante a culminância do "Projeto Trilhas do Conhecimento", realizado em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último domingo (21). O evento, que contou com a presença da prefeita Márcia Amaral e da coordenadora municipal de Cultura, Jhenifer Ragnaroni, marcou o encerramento de um ciclo de atividades práticas que levou estudantes a áreas de preservação ambiental dentro e fora do município.
Sob a orientação dos professores Adriano Gerstenberger, Aline de Carvalho Silva, Daniele Bispo Martins Gerstenberger, Elias Azevedo e Rodrigo Ruiz Pereira, o projeto transformou o aprendizado teórico em vivências concretas. Os alunos participaam de saídas de campo para o Parque do Aguapeí e o Parque do Morro do Diabo, além de visitas técnicas vinculadas ao projeto "Lugares de Adubação Verde" da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Durante a culminância, os estudantes apresentaram os conhecimentos adquiridos por meio de palestras sobre preservação ambiental, produção de "bombas de sementes" – técnica de reflorestamento que envolve sementes embaladas em argila – e distribuição de sementes de Ipê, árvore símbolo do cerrado brasileiro. O evento foi abrilhantado por apresentações musicais com temática ambiental, mostrando a integração entre arte e conscientização ecológica.
A prefeita Márcia Amaral não escondeu o entusiasmo ao acompanhar as apresentações: "Ver nossas crianças e jovens tão envolvidos com a causa ambiental é confirmar que estamos no caminho certo. Projetos como este não apenas ensinam sobre preservação, mas formam cidadãos conscientes e responsáveis pelo futuro do nosso planeta".
A coordenadora municipal de Cultura, Jhenifer Ragnaroni, destacou a importância da parceria entre educação e cultura: "Quando unimos conhecimento científico com expressão artística, criamos uma experiência educativa completa e transformadora. Esses estudantes levarão para vida toda os valores aprendidos nestas trilhas".
PROJETO INTEGRADOR
O "Projeto Trilhas do Conhecimento" se destacou por integrar diferentes disciplinas e instituições, promovendo uma visão holística da educação ambiental. As visitas técnicas realizadas no município permitiram que os estudantes compreendessem na prática os conceitos de adubação verde e recuperação de solos.
DIA DA ÁRVORE
Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como objetivo promover a importância da preservação das árvores e florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. A data precede a chegada da primavera no hemisfério sul, marcando o renascimento da natureza.
Fonte:Assessoria de Imprensa
Autor:Assessoria de Imprensa
Local:Brasilândia




Brasilândia - MS Governador Eduardo Riedel visita Brasilândia para entregas de obras e assinatura de pavimentação da MS-040
Lucas do Rio Verde Após inauguração do primeiro trecho, ferrovia coloca Lucas do Rio Verde no próximo capítulo da logística de Mato Grosso
Alagoinhas - BA Espaço Balancê mantém viva a tradição junina das quadrilhas em Alagoinhas
Sorriso - MT Prefeitura implanta ponto com registro facial
Campo Grande - MS Novo residencial no Tiradentes abre consulta pública
Araçatuba - SP Defesa Civil de Araçatuba orienta população para semana de chuvas e queda de temperatura
Alagoinhas - BA 9ª edição do Ônibus do Forró percorre bairros e comunidades rurais de Alagoinhas
Campo Grande - MS Aulas gratuitas de ritmos transformam rotina de participantes
Sinop - MT Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22) Mín. 23° Máx. 24°