
Há quase 14 anos, moradores dos bairros Três Marias, Lagoinha e adjacências, na zona Leste de Porto Velho, enfrentavam uma dolorosa ausência: a falta de uma unidade de saúde próxima de casa. Em 2011, a obra da Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias foi iniciada e entregue parcialmente em 2013. O que deveria ser um sonho, transformou-se em frustração: o prédio ficou abandonado, depredado, tomado por vândalos e utilizado como esconderijo por criminosos.
Somente em 2024 o espaço foi novamente entregue, mas apenas como estrutura física, sem insumos e sem profissionais. Agora, em 2025, a história muda definitivamente. Após oito meses de gestão, a Prefeitura de Porto Velho inaugurou a unidade totalmente equipada, com profissionais de excelência e capacidade para atender mais de 16 mil pessoas da região.
DO CENÁRIO DE MEDO À ESPERANÇA RENOVADA
Outro relato emocionado vem de Maria Almira, 67 anos, aposentada, que há 24 anos vive no bairro. Mãe de Matheus Bandeira, de 31 anos, diagnosticado com autismo, ela também cuida da neta, que possui a mesma condição. “Eu precisava levar meu filho e minha neta para longe, sem ter dinheiro até para pegar ônibus. Era muito difícil. Agora teremos atendimento perto de casa, com dignidade. É um sonho realizado para a gente que tanto esperou”, afirmou.
ESTRUTURA MODERNA
Localizada na rua Daniela, nº 1515, a USF Três Marias agora dispõe de uma estrutura moderna e completa:
Quatro consultórios clínicos;
Dois consultórios odontológicos;
Consultório de enfermagem;
Consultório ginecológico;
Sala de nebulização climatizada;
Farmácia;
Regulação;
Sala de curativo;
Sala de medicação;
Sala de imunização.
CONQUISTA HISTÓRICA
Durante a inauguração, o prefeito Léo Moraes destacou a superação de um capítulo triste da saúde pública de Porto Velho. “Essa obra começou em 2011, foi reinaugurada em 2024 sem insumos, sem equipamentos, mas agora é uma entrega real. Não é apenas cimento e tijolo, é atendimento digno à sociedade. Superamos um drama vivido em Porto Velho, que já foi considerada a pior capital em saúde pública do país”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforçou o caráter histórico da entrega. “Estamos abrindo um serviço que vai atender a uma área onde mais de 15 mil pessoas estavam desassistidas. Hoje é um dia histórico, porque finalmente essa comunidade terá o olhar da saúde que sempre mereceu”, ressaltou.
Texto:Jhon Silva
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Praia Grande - SP Primeiras disputas dos Jogos Regionais prometem agitar PG na quarta-feira
Belém Prefeitura de Belém celebra os 25 anos do teste do pezinho
João Pessoa - PB Prefeitura alerta que prazo para alistamento militar obrigatório termina em 30 de junho
Porto Velho - RO Ação da Prefeitura fortalece cobertura vacinal na Escola Brasília
Boa Vista - RR Ações de limpeza e manutenção urbana seguem em bairros da capital
Petrolina - PE São João de Petrolina mantém padrão de excelência com atuação estratégica da Saúde nas primeiras noites de festa
Araçatuba - SP Curso capacita produtores para fortalecer promoção e comercialização no turismo rural
Feira de Santana-BA Trabalhadores transformam os bastidores do São João de Maria Quitéria em uma verdadeira festa
Petrolina - PE Poesia, encontros e tradição: terceira noite do São João de Petrolina emociona público com grandes momentos no Pátio Ana das Carrancas Mín. 23° Máx. 25°