Na manhã desta quinta-feira (12), no salão local da Igreja Católica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou uma ação comunitária com as famílias do povoado de Itapirema, distrito de José Gonçalves, que foram abrigadas pela Prefeitura no período das chuvas do fim do ano passado.
Durante ação, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Itinerante conversou com as famílias buscando entender quais são as suas principais demandas na área de assistência social, mas também de infraestrutura, saúde e educação.
“Hoje, nosso objetivo foi dialogar com todas as famílias, com a presença da Coordenação de Proteção Social Especial, sobre seus problemas coletivos, como acesso ao trabalho e geração de renda, realização de grupos de convivência para crianças e adultos. Importante ressaltar que o acompanhamento a essas famílias é feito de forma semanal com visita a residência de cada uma”, explicou a coordenadora Cássia Lucena.
Além da roda de conversa, foram ofertados atendimentos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural, como o Cadastro Único e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
Para Fernanda Nunes, de 26 anos, que passou dois meses no abrigo provisório, instalado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), as dificuldades ainda são muitas em sua casa, que foi alagada na época e ainda precisa de melhorias. Ela conta que durante sua permanência no abrigo, não lhe faltou nada. “O tempo que passamos lá, tinha tudo, comida, fralda para minha filha, produtos de higiene pessoal. Uma equipe muito boa nos atendeu”, declarou Fernanda.
Mín. 24° Máx. 27°