Friday, 26 de June de 2026
25°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Cidades Rio Preto - SP

Brejo Alegre recebe serviço de água e esgoto

Investimento de R$ 796 mil garante água potável, esgoto tratado e dignidade aos moradores do Brejo Alegre

04/08/2025 às 19h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Jeniffer Maciel / SMCS
Jeniffer Maciel / SMCS

O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido, e o superintendente do Semae, Coronel Rodrigo Carmona, entregaram, na manhã de sábado (2/8), o novo sistema de saneamento básico do bairro Brejo Alegre. Com 23 lotes e cerca de 69 moradores, a comunidade agora está totalmente integrada ao sistema público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, administrado pelo Semae. O investimento realizado foi de R$ 796.263,04.

Com a conclusão das etapas restantes da infraestrutura, o bairro passa a contar com fornecimento regular de água potável e coleta adequada de esgoto, garantindo mais segurança hídrica e melhores condições sanitárias à população local. Foram implantados 1.344 metros de rede de água e 1.039 metros de rede de esgoto, além de caixas de inspeção e hidrômetros individuais para cada unidade.

A primeira leitura do consumo de água e esgoto está prevista para 5 de setembro, com vencimento da fatura em 28 de setembro.  Já o esgoto será devidamente tratado na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto, por meio das redes coletoras do sistema público de esgotamento sanitário. 

Antes da intervenção da autarquia, parte dos moradores utilizava poços artesianos sem qualquer controle sobre a qualidade da água. Já aqueles sem poços dependiam da ajuda de vizinhos, com relatos de cobrança pela utilização. A ausência de esgotamento sanitário e as dificuldades de manutenção agravavam o risco de contaminação do solo e da água, comprometendo diretamente a saúde pública e o meio ambiente.

Continua após a publicidade

A ação foi conduzida de forma integrada pelos Departamentos de Planejamento e Obras, Sistema de Água e Relações com os Usuários do Semae, em consonância com as diretrizes da atual gestão municipal.

Participaram da cerimônia os secretários Robson Vicente (Cultura), Cláudia Lacerda (Comunicação), Altair Moiole (Esporte), Nelson Guiotti (Fazenda), Sandra Reis (Habitação e Assistência Social), Paulo Pagotto Júnior (Meio Ambiente e Serviços Gerais), Rosicler Quartieri (Mulher), Marcelo Arantes (Trabalho), David Cardoso (subprefeito de Schmitt), coronel Ivair da Silva (coordenador de Defesa Civil), Miguel Elias Dafara (presidente da Rio Preto Prev) e os vereadores Peixão e Jorge Menezes.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários